Games

Forza Horizon: Tudo que você precisa saber sobre a série! Tudo mesmo!

Desbancando nomes clássicos como Need for Speed, Forza Horizon se firmou com o principal titulo de corrida atualmente, venha conhecer o festival com a gente!

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória

Se você é fã de games de corrida provavelmente já ouviu falar dos jogos da série Forza Horizon. Aqui vamos contar tudo que você precisa saber sobre essa série, mas não tudo que há para se saber, porque para isso, você precisa acelerar nos games.  

A quinta edição do "Festival Horizon", como é chamado o evento fictício representado nesses games, chegou recentemente nos consoles da Xbox e PC sendo, até então, o maior lançamento da Microsoft nos consoles Xbox. 

O game atingiu a incrível marca de 10 milhões de jogadores na semana do lançamento, mostrando porque é um dos carros-chefe da gigante de Redmond quando o assunto é game. 

Foto: Reprodução/Microsoft

Feito pelo estúdio britânico Playground Games, em parceria com o estadunidense Turn10 Studios, Horizon é um spin-off focado em diversão, um estilo que nos games chamamos de "arcade" e faz um contraponto ao game principal, Forza Motorsport, que por ser focado em simulação com corridas em autódromos, pode ser um tanto "chato" para o publico mais generalista.

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Um festival automobilístico mundial

A premissa do game é promover um festival com carros de corrida nos quais os jogadores disputarão diversos eventos divertidos em locais criados a partir do mundo real. 

Eventos como quem chega primeiro num "pega", quem faz o melhor drift, quem ultrapassa mais carros, quem salta mais longe ou quem atinge a maior velocidade, são alguns dos diversos desafios que o jogo coloca na tela, sempre comparando seu resultado com o dos seus amigos online. 

Os dados ficam registrados e aparecem no mapa dos colegas, o que costuma acirrar as disputas.

Mas Horizon é mais do que um simples jogo de disputas automobilísticas entre amigos. Você viaja para versões virtuais estilizadas de diversos países do mundo, respeitando biomas, características culturais, música local, muito mais.

Cada detalhe do ambiente que será representado é cuidadosamente mapeado, somente para o céu do game.  Centenas de milhares de fotos são feitas ao longo de meses de trabalho para captar exatamente como ele é e como a luz afeta o ambiente a cada hora do dia. 

Condições de clima como a chuva são fiéis aos locais e não é raro sentir familiaridade ao cenário representado no jogo. 

Regiões litorâneas e de selva na Austrália da terceira edição ou do México, palco do recente lançamento Forza Horizon 5, são particularmente parecidas com algumas encontradas no Brasil, de forma que é comum se sentir passeando por aqui.

Inclusão, avatar e vestuário

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Moda e estilo para o seu "Drivatar"

Por falar em Forza Horizon 5, o jogo veio bastante inclusivo, aceitando que jogadores se representem com avatares de gênero e pronome neutros, além de muitas opções de personalização de roupas e para o corpo.

Confirmado pela Microsoft recentemente, o novo game ainda deve receber um por update um intérprete de linguagem de sinais. Por enquanto, a informação é de que esse interprete usará os ASL (American sign language) e BSL (British sign language).

Foto: Reprodução/Microsoft
Acessibilidade, assistente em Libras


Conheça o "CR", a moeda virtual do game.

Sem envolver dinheiro real de nenhuma forma, o jogo te recompensa com os "CRs", uma moeda virtual do jogo com a qual você pode obter carros, roupas para os personagens e outros benefícios. 

Você pode ganhar CRs vencendo corridas, fazendo manobras e proezas no game, mas não é possível adquirir essa moeda com dinheiro real. Portanto, se quiser "comprar" aquela Ferrari maneira que custa milhões de CRs, você terá que jogar! 

Os CRs são a base da economia em Forza. Sim, existe uma economia no game desenvolvida com diversas atividades e interações entre você e os outros jogadores de todo o mundo. Vamos falar mais sobre essa economia e como você pode ser muito conhecido no game, mesmo sem precisar ser bom na pista!


Drivatares - A inteligência artificial baseada nos seus amigos

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Carro controlado por IA baseada em amigos

Nos games da franquia Forza, você vai notar que carros pilotados pelos seus amigos estão sempre nas pistas, mesmo que eles não estejam. 

O game tem uma inteligência artificial que analisa cada detalhe de como cada um dos seus amigos joga, se ele é "barbeiro", se tenta te jogar para fora da pista ou se faz um traçado limpo e técnico e espelha esse comportamento em seus "versões virtuais".

Quando você estiver disputando uma corrida naquele feriado que resolveu ficar em casa ou naqueles dias em que precisou de repouso mas todos estão no trabalho, verá os carros deles disputando as corridas com você e se comportando de forma parecida com eles.


1001 formas de jogar

Uma das características mais interessantes dos jogos da série é que eles não se limitam a pista. É possível "ser alguém" que não é necessariamente um bom piloto e ficar famoso na comunidade do game de diversas formas. 

Pode se tornar um famoso designer de pinturas de carros, um mecânico "tunador" ou até um fotógrafo. Tudo é possível no universo automobilístico de Forza Horizon e muitos gamers nem vão necessariamente para a pista, jogam apenas para se destacar nesses outros cenários. 

Fazendo tudo ou focando em apenas uma coisa, você com certeza vai achar o seu estilo por aqui.

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendido!

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Casa de leilões

Existe uma casa de leilões virtuais no game a partir da qual você pode leiloar carros ganhos nas disputas ou comprar usando seus CRs ou de outros jogadores. 

O segredo aqui é ficar de olho no valor do veículo na concessionária virtual e não pagar mais caro! Os carros, claro, podem ser vendidos com vários acessórios instalados pelo antigo dono, melhorando sua performance ou com uma pintura exclusiva, fatores que podem afetar o preço final.

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Lista de carros sendo leiloados

Então sim! Se você é aspirante a vendedor de carros, uma ótima forma de exercitar seus dons é a casa de leilões, comprando e vendendo automóveis virtuais para uma comunidade muito ativa. 

Se você curte a compra e venda de carros, aqui é o lugar para se tornar a Multicar MegaStore do mundo virtual vendendo modelos esportivos para todo mundo.

Oficina do Toredo?

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Entrada das opções mecânicas

Se você pilota, mas também é um mecânico incrível, então pode trabalhar fazendo o setup dos carros, troca de peças que vão do motor ao aerofólio, tunning, acertando detalhes que vão dos pneus ao tempo das marchas. 

 Se conseguir bons resultados, você pode compartilhar seus setups e afinamentos com a comunidade, ficando famoso online por isso. 

Existem grandes tunadores no game compartilhando seus feitos. São, literalmente, bilhões (sem exagero, já contaram) de possibilidades e só os melhores acham os setup mais velozes e a comunidade agradece, pois usando esses afinamentos, atingem mais velocidade ou são capazes de deslizar em drifts mais controlados.

Seu carro, uma tela em branco

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Oficina de pintura

Mas você não gosta muito de números e da parte técnica, prefere ser um artista? 

Existe todo um módulo de pintura onde você pode criar designs para todo tipo de carro. 

Alguns grandes nomes da pintura automotiva estão na plataforma do jogo, empresas que trabalham com carros de verdade pelo mundo todo e que compartilham suas visões e estilos no game. 

Alguns desenhos podem levar semanas ou meses para ficarem prontos. Usando centenas de traços, essas pinturas podem ser propagandas de marcas, homenagens a ícones do esporte, figuras de protesto ou o que mais você puder imaginar.

Foto: GameTag: SliceOfLifeBR
Carro pintado e decorado de forma inspirada em um F1 do saudoso Ayrton Senna

Um olhar, um click, torne-se um fotógrafo

Digamos que você não é nenhum Da Vinci da pintura automotiva, mas suas fotos são incríveis. Bom, se você gosta de fotografia, saiba que o jogo inclui uma câmera virtual profissional com tudo que você precisa para fotografar. 

E, claro, no game você tem países inteiros com natureza variada e exuberante. Cidades, luz do dia, noite e artificial variada e nos últimos dois games da série, a luz natural de cada estação do ano. 

Sim, o jogo não muda só entre dia e noite. Ele varia as estações também e, além disso, mais de 450 carros como modelos. Aliás, o módulo de fotos é dos mais famosos do jogo e requer muita técnica.

GameTag: SliceOfLifeBR
GameTag: SliceOfLifeBR
GameTag: SliceOfLifeBR
GameTag: SliceOfLifeBR
GameTag: SliceOfLifeBR

Não precisa ser Cabral

Se gosta de explorar, existe um mapa totalmente aberto com centenas de quilômetros quadrados para explorar, com áreas secretas, pontos turísticos dos países representados, centenas placas bônus escondidas, celeiros perdidos com carros abandonados para serem descobertos e muito mais. 

Do cume de uma montanha a uma caverna escura, achar alguns são verdadeiros puzzles de ação para conseguir chegar. E o jogo permite isso! Tudo que você vê ao longe no cenário pode ser alcançado com seu carro, você vai passar por áreas rurais, pequenas e grandes cidades, montanhas, rios, desertos e muito mais.

Foto: Playground Games / Microsoft
Mapa do México virtual com 100KM quadrados no recém lançado FH5

Em Forza Horizon 5, por exemplo, como vemos no mapa acima, são mais de 100KM² virtuais para o jogador explorar um México virtual cuidadosamente produzido.

Será o Brain?

Foto: Playground Games / Microsoft

Agora se você quer correr, está no lugar certo. Existem carros de todos os tipos, de um modelo dos anos 30 a pesados caminhões, passando por carros de passeio, utilitários e super esportivos de todas as épocas, são mais de 500 carros a disposição para corridas variadas e em todo tipo de terreno, estações do ano e condições climáticas que transformam cada trecho, fazendo a jogabilidade ser extremamente variada. 

Enfrente chuva, sol, vento, barro, areia ou até neve no inverno. Efetivamente tudo pode acontecer em um mundo com ciclo dia e noite e que, nos últimos dois jogos, também varia em estações do ano.

O mesmo local então pode ter um lago cheio com corredeiras no verão, um espelho congelado no inverno ou um leito seco no outono, tornando o ambiente variado e muito natural, com luz e céu fiéis a cada época do ano dando uma incrível sensação de presença.

Foto: Playground Games / Microsoft
Terrenos acidentados o aguardam

Várias áreas são construídas para aproveitar o melhor de cada tipo de carro. 

Os biomas dos países são muito bem representados, então espere que todas as condições que descrevemos vão ocorrer de alguma forma em locais com floresta, em praias no litoral, cidades e muito mais.

Conhecendo cada edição do festival

Forza Horizon 1 - No Colorado, EUA.

Aqui foi onde tudo começou. Lançado em c2012 para o então Xbox 360, o game roda por retro compatibilidade nos consoles atuais. Neste primeiro game da série, o festival acontece no estado americano do Colorado.

Ali você chega como um jovem desconhecido, em um carro simples. Porém, com muitas possibilidades! Faz amizade com os personagens organizadores do festival no game e começa sua jornada. 

Para entrar no Festival, você disputa algumas corridas e, avançando nas vitórias,  você vai ganhando pulseiras que te permitem participar de mais provas e eventos.

Acompanhe o trailer:

Forza Horizon 2 - O festival chega a Europa através da Itália

Belas paisagens e cidades charmosas te aguardam na Riviera italiana nesta segunda edição do Festival Horizon. Com um mapa maior e mais veículos, o game agora considera você um veterano e os personagens do festival o conhecem. 

Lançado em 2014 com efeitos visuais ainda melhores, graças ao console Xbox One, elevaram o jogo a outro patamar de qualidade em um ambiente destrutível e muito amplo. Iluminação e clima dinâmico agora impressionam dando um ar superior de realidade.

Acompanhe o Trailer:

Forza Horizon 3 - A vez do continente Australiano

Chegando ao continente, já como um campeão, seu personagem vai encontrar lagos, rios e desertos representados com fidelidade, além de novos sistemas de piso fazendo elementos como lama e poeira interagirem com o veículo como nunca antes. 

Essas são boas novidades na terceira edição do Festival Horizon, lançado em 2016. Mais uma vez, o mapa do jogo cresce com novas áreas o biomas, animais característicos e um cenário de cair o queixo que engloba, inclusive, vários pontos turísticos da Austrália.

Acompanhe o trailer:


Forza Horizon 4 - De volta a Europa com a Grã Bretanha

Em 2016 o game recebeu novos carros, um mapa sempre maior que o anterior, e a principal novidade: as estações do ano. 

Sim, não basta o jogo representar o ciclo dia e noite, chuvas e outras condições climáticas. Agora ele também representa as estações do ano. 

Na primavera, você verá um mapa florido, com vegetação vibrante. No verão, vai encarar o sol forte e as chuvas torrenciais. No outono, o ambiente fica amarelo com as árvores, perdendo suas folhas. Por fim, no inverno, uma camada de neve cobre todo território. 

A forma como os elementos e o chão reagem a passagens dos veículos, o sol interage iluminando tudo de acordo com a época do ano e as nuvens é imperdível.

Acompanhe o trailer:


Forza Horizon 5 - na vez da américa latina o festival chega ao México

O recém lançado game chega em 2021 tendo mais tempo de desenvolvimento que seus antecessores.

Imagine que agora temos incríveis 100KM quadrados de mapa com incríveis 11 tipos de biomas recriados a partir de fotogrametria. Mais de 150 mil imagens do céu mexicano foram coletadas e a iluminação está impecável. 

Novamente,  o país virtual sofre alterações com as estações do ano. Dessa vez, podemos ver também o ciclo das águas secando lagos e transformando rios em pequenos fios d'água em certas regiões.

O game mais bonito da série pode ser jogado em computadores e consoles das duas últimas gerações da Microsoft e também através de streaming, outra novidade. 

Com mais de 500 veículos ricamente detalhados, várias mini histórias a serem jogadas para conhecer pirâmides Maias e outros aspectos da cultura local,  o México manteve a tradição e recebeu o maior e melhor festival Horizon já feito.

Acompanhe o trailer:


The End?
Se você chegou até aqui, já deve imaginar que é um especialista nos festivais Horizon certo? Ok, você já sabe muito mesmo, mas não se engane, deixamos bastante para você descobrir jogando, modos como Forza Vista, as rádios incríveis e vários outros segredos que você vai adorar descobrir!

Acompanhe a nossa sessão de Games da Folha Vitória para ficar sempre por dentro das novidades e não se engane! Também estamos online! Nos vemos nos festivais Horizon!

E ai, gostou? Conta pra gente!

Pontos moeda