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Gran Turismo 7 sai da garagem em março para PS4 e PS5

Com grande expectativa, o game vem cobrir um gênero dominado por games multiplataforma há vários anos nos consoles PlayStation

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória

Gran Turismo já reinou absoluto entre os games de corrida em consoles. Mesmo com ótimos concorrentes, o produto da Polyphony Digital sempre se destacava com gráficos precisos, iluminação convincente e um estilo de condução bastante divertido.

Após Gran Turismo 4 no saudoso PlayStation 2, uma edição que explorou como nenhum outro jogo daquela máquina a capacidade técnica da equipe de desenvolvimento e o poder do hardware do console, a desenvolvedora passou a enfrentar sérios problemas de adaptação ao complexo hardware do PlayStation 3, que era tão mais forte quando era diferente do seu antecessor, o PS2.

Foto: Polyphony Digital/Sony

Na quinta edição, Gran Turismo 5 teve grandes problemas no lançamento, mesmo a instalação podia requerer várias horas de espera e uma vez no game, telas de loadings de vários minutos eram lugar comum nos primeiros meses.

Ficava claro que apesar da longa espera de 6 anos pelo novo título, o produto não estava pronto para as prateleiras, situação que só seria realmente remediada próxima da versão 2.0 do game.

 Apesar do aparente sucesso comercial, Gran Turismo 5 não teve seus primeiros anos fáceis e precisou "pegar no tranco" para conquistar a confiança dos fãs.

Foto: Polyphony Digital/Sony
GT6 era um game muito competente e a cima da média, uma pena não ter vindo ao PS4

Já na sexta edição, com uma espera menor, de "apenas" 3 anos, Gran Turismo 6 vinha para cravar a pole position e coroar novamente a franquia com uma equipe que naquela altura, já estava acostumada ao hardware do PS3.

Com ciclo dia e noite, física melhorada e uma enciclopédia automobilística com curiosidades e fatos do mundo das corridas, Gran Turismo 6 surpreendeu positivamente o fã de simulação mas não foi tão bem aceito assim pelo grande público acostumado a um estilo um pouco mais atrelado a diversão sem perder o feeling de simulador.

Foto: Polyphony Digital/Sony

Lançado apenas para PS3 numa época em que o PS4 já estava nas prateleiras, a aceitação do jogo foi uma das menores da história da franquia, apesar de ter mantido um nível técnico elevado e ser indiscutivelmente um jogo de corridas excelente e que "batia de frente" com qualquer concorrente.

A partir dali seriam outros longos 4 anos de espera até o lançamento do Gran Turismo Sport, o primeiro titulo da franquia para PlayStation 4 que chegou com uma pressão enorme colocada por concorrentes que não pararam de evoluir enquanto a famosa franquia da Sony ficava adormecida.

Apesar de ter sido um pouco frustrante descobrir que o titulo não vinha com um modo carreira e era focado em disputas online, Sport é um competente game de corridas online, estimulando campeonatos por todo o mundo. O fator diversão é mais uma vez o viés principal e o titulo também agrada bastante pela estética dos carros.

Foto: Polyphony Digital/Sony

Com tudo isso em mente, Gran Turismo 7 chega novamente com altas expectativas, de um titulo capaz de entregar aos fãs conteúdo e qualidade no mesmo nível de concorrentes que se tornaram grandes na sua ausência como Project Cars e Assetto Corsa que já a duas ou três edições vem fazendo a cabeça dos fãs de corrida dentro da casa de Gran Turismo, o PlayStation.

Foto: Polyphony Digital/Sony

Renovado, GT7 deve trazer um novo modo de decoração, muito comum em concorrentes, finalmente o game da Sony deve receber funções para criação e aplicação de artes nos carros.

Clamando ter pelo menos 400 veículos ricamente trabalhados, essa é outra ótima notícia já que a contagem pode indicar que são carros nativos dessa nova versão, ao contrário do que acontecia em edições anteriores onde carros das versões mais velhas do jogo, com bem menos detalhes e possibilidades eram reaproveitados e limitavam as possibilidades.

Foto: Polyphony Digital/Sony

A personalização dos automóveis também parece estar recebendo novamente uma atenção extra, ela havia sido simplificada em GT Sport quando numa declaração polêmica um dos responsáveis pelo jogo afirmou que "os jogadores não se interessavam mais" nesse aspectos.

Olhando como a Polyphony Digital esta tratando essa nova edição nosso "hype" pelo produto só aumenta. Corrigindo erros do passado, respeitando os fãs mais antigos, colocando grande quantidade de conteúdo e trazendo recursos similares ao de grandes concorrentes como o modo de criação de artes para aplicar nos carros, podemos mesmo esperar muito dessa nova versão.

O rei está nu?

Se você conhece o conto de Hans Christian Andersen sabe do que estamos falando. Nas ultimas edições de Gran Turismo a aclamação da crítica parece mais evocada por uma memória afetiva do que realmente pelo que os jogos estavam entregando, aqui somos vorazes jogadores do gênero de corridas e estamos nas pistas de praticamente tudo que foi lançado de importante no gênero nas ultimas décadas e estamos ansiosos para por as mãos em Gran Turismo 7 e aproveitar tudo que ele deve nos entregar.

Foto: Polyphony Digital/Sony
Estaremos nas pistas!

Ao mesmo tempo, o fato de o titulo ser lançado no PS4 simultaneamente indica que a engine do game (a parte que cria o mundo onde o jogo funciona) deve ser a mesma de Sport e não necessariamente uma versão focada na nova geração.

Existem detalhes técnicos em Sport relacionados ao cenário ou a física, em especial quando a corrida não acontece no asfalto que nos incomodam e com a gente se o produto não funciona como o esperado não tem "amor" que vá maquiar a questão.

Em março, quando Gran Turismo 7 ganhar as prateleiras, podem esperar uma boa revisão, de quem jogou e joga esse tipo de game desde criancinha e que está torcendo para GT7 ser tudo que os fãs merecem.

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