Games

Jogo capixaba Chico Prego ensina história para jovens e adultos

A Insurreição de São José do Queimado é o palco para muita pancadaria

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

A Insurreição de São José do Queimado foi um dos principais movimentos contra a escravidão que ocorreu no Espírito Santo. O Frei italiano Gregório José Maria de Bene, em 1849, havia feito uma promessa de libertar os escravos do hoje distrito da Serra. Com o não cumprimento houve uma revolta, liderada pelo herói do jogo Chico Prego.

Foto: Quimera Games Studios

Os amigos Fabiano Rodrigues, professor e game designer e Rodolpho Messias, gerente de projeto e analista da informação, resolveram então criar um jogo pela empresa Quimera Game Studios contando a história da revolta e de seu líder. O gênero foi decidido ser o beat 'em up, que é um jogo de luta em que o personagem deve derrotar diversos adversários para avançar nas fases.

Prego - Uma Luta Pela Liberdade é um jogo simples e rápido, mas que diverte e ensina muito sobre a história do município e do herói Chico Prego.

Segundo os criadores, a ideia do jogo é levar para jovens a história deste herói que lutou bravamente pela liberdade de milhares de pessoas em condição de escravidão. Chico Prego inspirou outros escravos a luta pela liberdade.

Foto: Quimera Games Studios

Com muita capoeira, Chico Prego deve lutar contra capitães do mato e capatazes do senhorio para poder avançar nas fases e libertar seu povo.

O jogo foi feito em Unity, o que garante grande compatibilidade com a maioria dos dispositivos e é jogado diretamente no browser (navegador), podendo ser rodado no PC, celular ou em qualquer dispositivo que tenha um navegador instalado e seja compatível com Unity.

Com um belíssimo game design, o jogo lembra último Streets of Rage 4, que foi lançado em abril de 2020, porém com as limitações de um projeto de menor porte.

Foto: Quimera Games Studios

No final do jogo a história de Chico Prego é contada com narração, mostrando imagens no mesmo estilo do jogo e ensinando sobre a importância da insurreição.

O jogo foi produzido com a ajuda da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e também com a Lei de Incentivo Cultural do município que leva o nome de Chico Prego.

O jogo está disponível clicando AQUI e você pode deixar um comentário no Facebook da Quimera Games Studio após jogar.


Pontos moeda