Games

Speedrun: o que é este novo (velho) jeito de jogar?

Jogadores do mundo inteiro se desafiam pelo menor tempo em seus títulos favoritos

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória

Na tela do streaming, um jogador jogando repetidamente, por horas a fio, um jogo antigo: Super Mario Bros., o primeiro da série, lançado para o Nintendinho (como é carinhosamente chamado o primeiro console da Nintendo, com 8-bits). 

Foto: Reprodução / Youtube
Niftski no final do estágio 8-3 de Super Mario Bros. A bandeira ainda está na parte de cima devido a um glitch utilizado para ganhar alguns milésimos de segundo.

Para alguém vendo pela primeira vez, o estranhamento é que o nosso herói Mario corre de um lado para o outro da tela em uma velocidade incrível, com pulos e movimentos certeiros, quase como se estivesse sendo controlado por um robô, tamanha a precisão dos movimentos.

Inimigos, itens e abismos são deixados para trás, com Mario indo do início ao fim de cada estágio em questão de poucos segundos, continuando em sua forma diminuta. Então o pior acontece: um erro e o jogador que está no controle de nosso bravo desbravador do mundo dos cogumelos perde uma vida.

O estágio atual é o 4-2 e ele irá continuar do último checkpoint, correto? Errado. O jogador se levanta, reseta o videogame e recomeça toda a batalha do zero. Uma vez. Duas vezes. Centenas a milhares de vezes, lutando a cada tentativa para alcançar a precisão necessária para bater recordes mundiais.

Este é o mundo do speedrun, que desde os anos 90 jogadores do mundo inteiro encontraram uma nova maneira de se desafiarem em antigos e novos jogos, competindo pela conquista de quem é o jogador mais rápido do mundo em diversos títulos, dos mais variados gêneros. 

Com o crescimento dos streamings e a velocidade de conexão da internet aumentando, a modalidade está se popularizando cada vez mais com jogos populares e conhecidos (e também com jogos obscuros).

Jogadores que antes ficavam em seus quartos, fechados, tentando conseguir aquele segundo a mais em um jogo, agora fazem isso ao vivo enquanto batem papo com seu público, que fica na torcida pelo recorde, com direito a doações.

Categorias

No mundo do Speedrun temos diversas categorias, nas quais podem se aplicar apenas uma ou todas dependendo do título a ser jogado.

• 100% - Completar o jogo inteiro, com todos os itens e objetivos. Geralmente estes objetivos são trabalhados por moderadores e a comunidade do jogo.

• Any% - Esta é a categoria em que vale tudo e o maior objetivo é terminar o jogo no menor tempo possível. Super Mario World (do SNES, o Super Nintendo) tem o tempo baixíssimo de 41s022ms (41 segundos e 22 milissegundos) após o uso de um glitch que vai direto para a tela de créditos (recorde do brasileiro Furious).

• Glitchless – É a run feita sem o uso de trapaças ou glitches. Podem ser utilizados truques, mas não bugs.

Foto: Reprodução / Youtube
Furious ao final da corrida Any%, recorde mundial no jogo Super Mario World.

Dependendo do jogo, o recorde será medido ao final do jogo inteiro, ao final de cada estágio ou ao final de uma porcentagem. Doom, por exemplo, o tempo é medido ao final de cada estágio, enquanto Super Mario Bros. o tempo encerra ao chegar ao final do último estágio.

Bugs e Glitches

Além dos treinos incessantes para melhorar as habilidades para superar os desafios apresentados pelos jogos, speedrunners também buscam encontrar nos jogos atalhos para baixarem seus tempos.

Muitos tentam encontrar pequenos bugs, glitches que possam baixar o tempo de um jogo. Em Super Mario World temos técnicas para a bandeira no final de cada estágio não baixar do mastro, poupando alguns segundos do final de cada fase.

Em Mortal Kombat 3 (e sua versão Ultimate) temos os famigerados “soquinhos”, onde o jogador consegue manipular a “máquina” para que ela entre em um loop de socos e não consiga sair.

Com essas estratégias que vão surgindo ao longo do tempo e das incansáveis runs dos speedrunners, os jogos vão baixando cada vez mais o tempo de "zeramento" do jogo (termo muito utilizado e conhecido por jogadores ao finalizar um jogo, remonta dos tempos do Atari 2600), a um ponto em que fica impossível (será?) o tempo continuar baixando por ação de um jogador humano. 

E aí entram os TAS.

Foto: Reprodução / Youtube
Jogador Niftski batendo a barreira dos 4 minutos e 55 segundos do jogo Super Mario Bros após quase quinze mil tentativas.  

O que é o TAS (Tool-assisted Speedrun)?

TAS (ou corrida assistida por ferramentas, em tradução literal) é uma speedrun em que se usam ferramentas para que o jogo seja completado da forma mais rápida o possível com movimentos e glitches impossíveis (ou quase) de serem executados por seres humanos.

Geralmente essas “runs” são feitas em emuladores, com o programador inserindo cada comando para cada frame do jogo.

Em Super Mario Bros Bros., por exemplo, o input no controle para rápida aceleração, em que se deve segurar para a esquerda e para a direita ao mesmo tempo. Esse comando não é possível de ser feito fisicamente em um controle original do NES.

Apesar de muitos corredores rejeitarem o TAS, ele é importantíssimo para o cenário. É através da programação passo a passo da ferramenta que muitos glitches, bugs e atalhos são encontrados e podem ser explorados posteriormente por speedrunners. 

O jogo Super Mario 64 (Nintendo64) tem diversos destes glitches graças a corridas feitas com TAS, ao ponto de se fechar o jogo sem coletar nenhuma estrela, o que é impossível normalmente (as estrelas são necessárias para o progresso do jogo).

A comunidade “Speedrunner”

Speedrunners tem um ponto que outras comunidades geralmente não tem: apesar de todos serem competitivos (ao ponto de recordes serem batidos horas depois de um novo recorde ser inserido na base de dados), todos compartilham informações de novos atalhos, glitches e truques.

Grandes recordistas costumam estar em contato direto com outros jogadores, assistindo suas lives, reagindo a vídeos e trocando novas estratégias uns com os outros para tentarem melhorar seus próprios tempos.

O Speedrunner brasileiro de Mortal Kombat,  Alan “Speed” Soares, costuma estar sempre em contato com o jogador “Tenka” da Austrália. Um superava o recorde do outro, em sucessão, jogando centenas de horas por mês para chegar a esse resultado.

Foto: Divulgação/ YouTube
Speed batendo o recorde mundial do jogo Ultimate Mortal Kombat 3

Speed é jogador da série Mortal Kombat, tendo batido vários recordes mundiais. Suas tentativas são feitas em lives pelo Youtube e pela Booyah!

No Youtube já temos diversos canais dedicados a Speedrun, em sua maioria em inglês, como o EZScape e o canal do também speedrunner Karl Jobst. Estes canais fazem análises de corridas, dão notícias sobre a comunidade e mostram novas descobertas e novos recordes.

Como começar a ser um speedrunner?

Para iniciar nesse mundo de muita frustração, o jogador deve ter ciência que a determinação, paciência e perseverança são os três componentes mais importantes. 

Recordes são batidos depois de milhares de tentativas, com alguns jogadores repetindo milhares de vezes o mesmo jogo (ou até mesmo um único trecho ou estágio) para poderem exercitar suas habilidades e conseguirem diminuir seus tempos.

Escolha seu jogo favorito, aquele que você tem prazer de jogar e gosta de se desafiar. Comece então a treinar, assistir vídeos de outros speedrunners e entender como o jogo funciona do início ao fim. Com isso, em algum tempo, os tempos para finalizar o jogo começarão a baixar. Quem sabe seu nome não é o próximo a estar registrado no site speedrun.com?


Pontos moeda