Games

Xbox Series X: Por dentro do console mais poderoso do mundo

Vídeo game da Microsoft rivaliza com computadores de mais de 10 mil reais e entrega qualidade sem precedentes na categoria.

Fagner Martinelli Ferreira da Fonseca

Redação Folha Vitória

A ultima geração de consoles de vídeo game esta começando a se popularizar no Brasil e no mundo. Apesar de nós sempre indicarmos aos gamers escolherem seu console baseados nos jogos que gosta e não nas especificações técnicas, não custa nada ficar sabendo como é e qual a capacidade desses consoles, que são verdadeiros monstros em poder de processamento e tecnologias. Essa é uma matéria grande, feita para quem curte entender como tudo funciona, então se prepare para aprender!

Foto: Microsoft/Divulgação
Xbox Series X, o console mais poderoso do mundo.

Hoje vamos falar do aparelho que está no topo em termos de poder de processamento, o Xbox Series X. A Microsoft até oferece uma opção mais simples e barata, o Xbox Series S, mas é na versão X que ela entrega a maior capacidade, os efeitos mais bonitos, as resoluções e velocidades mais altas.

Foto: Reprodução/Microsoft
X para o mais poderoso e S para o console simples mas suficiente para rodar os jogos mais novos.

Nas linhas de console da Microsoft então, a letra X é para indicar os aparelhos mais poderosos enquanto a letra S as versão comuns para quem não se importa muito com detalhes gráficos e só quer se divertir sem gastar muito.

O Xbox Series X é o aparelho atualmente com o maior poder de processamento no mercado e agora vamos conhecer ele por dentro e falar de cada detalhe da arquitetura do console mas não se preocupe, com um pouco de "licença poética" vamos tentar tornar tudo fácil de entender e o menos "técnico possível".

Vamos começar pelo básico, todo equipamento, seja um vídeo game, um computador ou mesmo um celular tem alguns pontos em comum.

Foto: Microsoft/Divulgação
Xbox Series X desmontado

São eles o chip que processa como tudo acontece na máquina, e o chamamos de CPU. A área onde esse processamento acontece e a chamamos de Memória RAM. O chip que "imprime" o mundo virtual na tela calculando efeitos, luz, sombras, cada objeto, cada cor que você vai ver e esse nós chamamos de GPU e por fim o local onde guardamos os dados até eles serem chamados para o processamento, é o nosso depósito eletrônico e esse é o HD ou no caso desse console o SSD, e essa pequena diferença de letras indica a tecnologia usada nesse depósito, mas vamos falar sobre isso em breve.


Vamos começar com a CPU:

O "chefe" da casa usa tecnologia similar a alguns dos melhores CPUs de computador, sendo capaz de executar até 16 tarefas ao mesmo tempo e trabalhando com uma velocidade travada a incríveis 3,6GHz, esse número diz que essas 16 tarefas podem ser ativadas 3,6 bilhões de vezes por segundo, cada uma! Isso é necessário para saber se um tiro acertou seu inimigo, qual a posição do seu personagem no mundo, onde cada amigo ou inimigo está e assim por diante, toda a interação das forças físicas, peso, velocidade etc de todos os elementos do jogo são tratados por ele.

Foto: Microsoft/Divulgação
Integrado do Xbox Series X

Se algo explode e voam pedacinhos para todos os lados, é o processador que determina o que e o quanto é afetado por esses cacos.

Mas se você tem um perfil mais técnico, saiba que estamos falando de Zen2 da AMD que rivaliza com um Ryzen 7 3700X ou um Core i7 de décima geração. Ele também pode ativar um "nitro" e chegar a frequência de 3,8GHz mas nesse caso só 8 tarefas podem ser feitas ao mesmo tempo. Pode parecer uma troca injusta mas a verdade é que em jogos que "não sabem" usar tantas coisas ao mesmo tempo esse detalhe pode garantir até 20% mais eficiência. 

Dessa vez então, a Microsoft voltou as raízes e esta adotando um processador "de PC" como foi o do primeiro Xbox que usava originalmente um Intel Pentium 3, excelente na época. Para você estar "melhor" que um Xbox Series X então, em seu PC, você precisará de um Ryzen 7 3700X ou melhor, qualquer processador abaixo será menos capaz que o do console.


Memória RAM:

Esse componente é a "bancada" de trabalho do vídeo game, e para ser boa o suficiente essa parte depende de pelo menos duas coisas. Seu tamanho e o quando você consegue movimentar as coisas em cima dela rapidamente.

Quanto ao tamanho, ter espaço para colocar tudo que é necessário ao trabalho é essencial para qualquer bancada ou mesa que se pretenda usar e não é diferente com um computador ou vídeo game. 

Com uma mesa pequena demais você precisará levantar para buscar e guardar coisas a todo momento, com uma grande demais e terá espaço inútil ou quem sabe nem vai alcançar tudo que colocar na mesa obrigando você a levantar e ir pegar o que também trás algum prejuízo na velocidade com que você fará as coisas.

Entendendo isso imagine que os 16GB de memória disponíveis nesse aparelho são ideais para a capacidade das outras partes de trabalhar. Ter mais memória não ajudaria muito e ter menos atrapalharia bastante.

Foto: Microsoft/Divulgação
Aqui você consegue ver as memórias (quadradinhos) e os caminhos de acesso (essas linhas) que permitem que os dados sejam processados.

No caso desses 16GB temos um "arranjo" diferenciado, como se a mesa fosse em "L", de um lado temos 10GB conectados ao equipamento por uma via de dados de 384Bits, é o "lado mais largo" onde você pode abrir livros grandes com muitas informações, fotos etc, e do outro você tem uma porção de 6GB conectados por uma via de 192Bits, apesar de mais estreito, aqui você vai colocar o seu notebook, papel e caneta e outras coisas necessárias.

É uma abordagem diferente da dos concorrentes e mais próxima a de um computador desktop. Novamente, se você tem um perfil mais técnico entenda que estamos falando de módulos Samsung GDDR6 código HC14 (capazes de 14Gb/s por pino).

Então serão duas áreas distintas, uma de 10GB de espaço, com 320Bits de barramento e largura de banda de 560GB/s para fazer a parte do vídeo, e outra com 192Bits que entregam 336GB/s, para fazer o que a memória de um computador faria, só que esse valor é quase 7 vezes a velocidade da memória de um PC Gamer! Aqui não tem como seu PC encarar o console (ainda).


Chegamos ao GPU:

Essa é a parte que "imprime" o mundo virtual na tela da TV, mas ela faz um pouco mais do que só mostrar a imagem para você, ela realmente armazena na memória tudo que vai aparecer, uma caixa, um carro, um personagem, todos eles são feitos com matemática!

Foto: Fagner/UNiGiNE Heaven
Todo os objetos dos jogos que você gosta na verdade são feitos com polígonos! E você ainda diz que não gosta de matemática né?

Basicamente triângulos, e com eles sendo unidos uns aos outros as formas vão aparecendo, ainda vazadas, e em cima dessas formas a GPU "cola" fotos das partes das coisas equivalentes a posição de cada polígono! Sim, é um enorme trabalho matemático e não atoa essa é a parte mais cara do conjunto.

De novo, se você é uma pessoa mais técnica, temos um RNDA2 puro, a ultima palavra em GPUs AMD com tecnologia para Ray Tracing no hardware, clock fixo e poder de processamento de 12,15 Teraflops! Quer encarar ela com uma placa de video? Prepare-se para ter pelo menos uma RX 6800 e com ela você vai estar um pouco a frente do Xbox SX mas com uma menor você vai estar um pouco atrás.


Por fim temos o SSD

A sigla significa "solid state drive" e significa que o seu armazém, ao invés de usar uma tecnologia com cabeças de leitura que se movem sobre um disco na verdade usa uma memória sólida que pode ser lida e gravada de forma quase imediata o que garante uma velocidade muito, mas muito maior que a de um HD normal.

Foto: Microsoft/Divulgação
Mesmo no caso de uma unidade externa, quando usada no slot de expansão oficial ela se comunica diretamente com os chips dentro do aparelho evitando qualquer atraso na leitura ou gravação.

No caso dos Xbox Series temos a capacidade de mover um jogo inteiro para a memória dele em menos de 2 segundos. Claro que não é apenas esse movimento o necessário para que algo se torne jogável na tela então ainda veremos algumas telas de carregamento mas elas são muito mais rápidas que antes e as vezes imperceptíveis.

A medida em que os jogos forem aprendendo a tirar proveito isso deve ficar cada vez menos perceptível.

Do ponto de vista técnico estamos falando de um SSD que usa conexão M.2 e protocolo NVMe, trabalhando a 2,5GB/s mas com técnicas que quando empregadas o fazem render até 5GB/s, em ambos os casos a "demora" já estaria acontecendo por um motivo diferente então não há com que se preocupar.

A Microsoft também aplica uma tecnologia de controle parte do que ela chama de Velocity Architecture que permite que um jogo faça referência a dados direto no HD sem passar pela memória RAM, o que significa que essa unidade pode ajudar a memória se preciso e em conjunto com o hardware se torna peça chave em jogos muito exigente.


O formato:

Não se engane com o formato de torre do aparelho, não é uma escolha meramente estética, esse formato permite um melhor fluxo de ar dentro do equipamento mantendo ele mais frio e usando apenas uma ventoinha no topo.

Foto: Microsoft/Divulgação


Os joysticks:

Ele será compatível com Xbox One, One X, PC, Android e IOs e poderá ser usado com baterias ou pilhas diversas, tem uma série de aprimoramentos como melhor ergonomia, feedback aprimorado e é uma evolução dos controles atuais em todos os sentidos e o melhor, amplamente compatível.

Se você tem algum periférico atual para Xbox One, como aqueles caros volantes que normalmente temos que trocar a cada geração, não se preocupe, o Xbox Series X não tem apenas um controle compatível com os consoles anteriores, PCs e celulares como também é compatível com tudo que já existe para Xbox One, o que é um alívio para quem investiu uma boa grana em manches, volantes, controles elite e tudo mais.

Especificações completas:
Processador Zen 2:

8/ 16 Threads @ 3.8 GHz (3.66 GHz w/ SMT)
GPU RDNA2:
12.155 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz  
SPs: 3328  TMUs: 208  ROPs: 80

Memoria RAM:
Total de 16 GB GDDR6
10 GB @ 560 GB/s e 6GB @ 336 GB/s

SSD Velocity Architeture:
1 TB NVME SSD

Som 3D:
Tempest Sound Engine

Blu-Ray Drive:

Capaz de 4K UHD

Alvo de performance:
de 4K @ 60 FPS e 120 FPS até 8K @ 60 FPS

Pontos moeda