Games

JOGAMOS DIABLO IV - Confira nossas impressões do aguardado game

Após meses e meses de espera, finalmente conseguimos jogar Diablo IV.

Rômulo Justen

Redação Folha Vitória
Foto: /games/Rômulo Justen

Finalmente, a espera (pelo menos um pouco dela) acabou. Recebemos acesso antecipado a Diablo IV, para poder experimentar o jogo e poder sentir o gostinho do que estar por vir na versão final.

Foto: Blizzard

E posso dizer com todas as letras: a espera está valendo a pena. Diablo IV é uma ode ao universo do game, trazendo todo o seu clima pesado e gótico para uma nova geração de jogadores, ávidos por jogos com ação e para jogadores que preferem um ritmo mais lento e com uma história detalhada e bem contada.

Foto: Blizzard

O jogo traz muitas novidades ao universo de Diablo, em gráficos, jogabilidade e no sistema do jogo. E posso dizer: será MUITO difícil esperar até 5 de junho de 2023 para jogar o game completo. 

A HISTÓRIA DO JOGO

Foto: Blizzard

Diablo IV continua a saga dos heróis contra o mal supremo que reina aquele universo. Apesar de não poder entrar em detalhes, o jogo conta a sua história de maneira muito superior aos outros jogos da saga, com cutscenes para diversos acontecimentos ingame, não somente entre capítulos ou no começo e no final do jogo.

Foto: Blizzard

Com personagens carismáticos, o jogo traz uma carga dramática adicional ao já terrível universo de Diablo, aonde tudo parece cinza e sem esperança. E com o novo mal que promete tomar conta, com reviravoltas e mesmo uma elaboração maior do que acontecerá, a guerra entre anjos e demônios promete muito ser a melhor história já contada em um game da série.

Foto: Blizzard

GRÁFICOS

Os gráficos de Diablo IV certamente não serão os mais pesados ou surpreendentes entre os jogos do mesmo gênero. Porém, mesmo na versão de teste que jogamos, o game surpreende em seu nível de detalhes e cuidados.

Foto: Blizzard

Diablo IV está mais próximo dos dois primeiros jogos do que de Diablo III e Diablo Immortal, trazendo um mundo mais sujo e com sinais de corrupção do que os dois últimos jogos da série. Partículas voam para todos os lados enquanto hordas de inimigos infestam o mundo do jogo, deixando o jogo ainda melhor.

Foto: Blizzard

E é muito bonito de ser ver como o mundo é povoado, grande e com suas alterações no clima e no clico dia/noite. Um mesmo cenário pode ser completamente diferente dependendo da iluminação. Aliás, os elementos de iluminação estão ótimos, com chamas tremulando e sombras se espalhando nos corredores abandonados e corrompidos de cavernas. 

Foto: Blizzard

E isso ainda é de uma versão preliminar, que ainda será polida e chegará ainda melhor para os jogadores quando o game for lançado. O jogo é leve, apesar de algumas pequenas travadas em alguns locais (esses freezings já eram esperados devido à versão de testes utilizada).

JOGABILIDADE

Tudo que se pode esperar de um game da série Diablo está ali. Desde a visão isométrica do primeiro jogo até inimigos comuns, como os pequenos diabretes e esqueletos variados, estão ali para serem enfrentados.

Foto: Blizzard

Uma das novidades é o botão que permite um pequeno "dash" ou desvio do personagem (no PC é a barra de espaço), algo que já existe em Diablo III em suas versões do console. Este pequeno adendo é muito bem-vindo ao jogo, deixando os personagens que não contam com habilidades específicas para isso mais ágeis e o jogo ainda mais prazeroso de ser jogado.

Os personagens agora contam com armas diversas, utilizadas em habilidades diferentes. O Bárbaro, por exemplo, pode equipar até 4 armas ao mesmo tempo, e as utiliza em habilidades diferentes, que vão sendo compradas conforme o jogador passa de nível e ganha pontos de habilidade.

A Build de Testes permitia 3 classes: Bárbaro, Feiticeiro e Renegado. O jogo é completamente diferente com cada uma das classes, permitindo o mesmo jogo ter um replay imenso. E ainda estou falando apenas da classe em si, sem contar as variações que cada classe pode ter comprando skills diferentes.

Foto: Blizzard

Espero ansiosamente poder jogar com o Necromante, minha classe favorita desde Diablo 2 (e que tenho jogado ultimamente em Diablo 2 Ressurrected).

SISTEMA

Como falei um pouco acima, o sistema de Diablo 4 é bem complexo e permitirá uma vasta ramificação de personagens diferentes para cada jogador. Cada estilo de jogo será beneficiado com jogadores escolhendo como o seu jogo se desenvolverá.

Foto: Blizzard

Gosta de entrar no meio de todos e atacar sem dó? Ótimo. Gosta de atacar de longe? Excelente. Tem habilidades para tudo e para todos. 

Foto: Blizzard

E o sistema de habilidades funciona muito bem. No meio de um chefe do jogo, eu percebi que as habilidades do meu bárbaro não iriam ajuda naquele momento. Contra hordas de inimigos funcionava bem, mas naquele chefe específico eu precisava de outras formas de lidar com a situação.

Foto: Blizzard

Enquanto corria e tentava me posicionar, simplesmente abri a janela de habilidade, fiz o refund dos pontos (zerei) e então recomprei com habilidades que seriam melhor. Deu certo e a satisfação de conseguir fazer isso, em meio a uma batalha, foi muito satisfatória.

Os itens também voltam com suas raridades já conhecidas, gemas que podem ser engastadas em equipamentos com slots e este sistema de habilidades complexo e, em simultâneo, fácil de entender.

Veredito de um apaixonado pela franquia

Diablo IV é um jogo que tenho certeza que irá me ocupar muito quando for lançado. Joguei todos os jogos da série (atualmente estou jogando Diablo 2 Ressurrected), e dos últimos lançamentos, este novo game realmente me surpreendeu. 

Foto: Blizzard
Lilith é sedutora de uma forma desconfortável e grotesca

Com sua complexidade necessária para segurar players que são fãs da série e sua simplicidade que fará novos fãs, será um jogo que será jogado por muito tempo  e terá uma base fiel de jogadores pelo mundo inteiro.

Foto: Blizzard

O jogo será lançado pela primeira vez em simultâneo com os consoles (PC, Xbox e PlayStation) em 5 de junho de 2023. Teremos ainda 6 meses pela frente de muitas novidades e, espero, muitas adições ao já vasto material que já está sendo mostrado.

Pontos moeda