Diablo IV

Review | Diablo 4 Temporada 8 diverte muito, mas tem repetição

Temporada do Retorno de Belial oferece batalhas emocionantes, mas sofre com eventos repetitivos

Temporada do Retorno de Belial oferece batalhas emocionantes, mas sofre com eventos repetitivos

Diablo 4 Temporada 8 chegou com a promessa de grandes novidades, incluindo mudanças no sistema de Passe de Batalha, agora rebatizado como Relicários, e um tema central envolvendo Belial, o Senhor das Mentiras. Porém, apesar de uma experiência divertida e boas melhorias de qualidade de vida, alguns problemas se destacam rapidamente.

Poderes emprestados são divertidos, mas desgastados

Um dos principais destaques da Temporada 8 são os “poderes emprestados” obtidos ao derrotar chefes. A ideia de usar habilidades dos inimigos é empolgante, especialmente com builds bem ajustadas, como a do Necromante com lacaios.

Contudo, após oito temporadas consecutivas com sistemas similares, fica clara a necessidade da Blizzard buscar inspiração em outros jogos, como Path of Exile, que trouxe mecânicas variadas, como construção e gestão de vilarejos, algo que poderia renovar o interesse no título.

Eventos limitados e repetitivos

A repetição dos eventos Legion com nova roupagem rapidamente se torna tediosa. Embora a frequência e acessibilidade sejam positivas (o que é ótimo), é preciso variar a forma de realizar os principais eventos da temporada. Os poderes de chefes podem ser obtidos também em chefes mundiais e covis, mas logo perdem o propósito após serem desbloqueados.

Para conseguir uma das novas habilidades, fiquei quase um dia inteiro repetindo apenas a caça aos eventos de Incursão de Aparições, farmando e matando centenas de criaturas para conseguir. E a repetição apenas me frustrava, sendo que um dos sub-chefes apareceu apenas uma única vez para mim.

Além disso, os novos chefes apresentados não possuem ligação significativa com a narrativa, tornando-os genéricos e menos interessantes. Ter personagens conhecidos do universo Diablo enfrentando os jogadores, teria dado mais significado e diversão aos confrontos.

Decisão polêmica: Poder bloqueado atrás do chefe Pináculo

Um ponto controverso é o bloqueio de uma das habilidades mais interessantes, os “Olhos Laser de Belial”, atrás do chefe principal da temporada. Embora importante tornar o chefe relevante, esta decisão gera frustração ao limitar uma das melhores mecânicas do jogo, prejudicando a diversão.

Mudanças positivas em saque e colaboração

Uma alteração bem recebida na Temporada 8 é o incentivo ao uso da ferramenta Party Finder. Com mais jogadores colaborando, os conteúdos finais estão mais acessíveis e recompensadores, com loot de qualidade superior. Esta mudança foi uma das melhores implementadas pela Blizzard recentemente, estruturando melhor o endgame.

Ajuste de dificuldade bem equilibrado

Apesar de preocupações iniciais sobre a nova dificuldade, a progressão para os níveis Tormento é equilibrada e gratificante. Jogadores habilidosos conseguem progredir naturalmente, e há uma percepção clara de fortalecimento dos personagens, algo que valoriza o esforço.

Relicários: Menos recompensas pelo mesmo preço

A transição do Passe de Batalha para o sistema de Relicários resultou em menos recompensas, decepcionando jogadores que investem nesse modelo. Com apenas 8 recompensas gratuitas comparadas às 28 anteriores, e redução dos itens pagos de 62 para 25, o sistema precisa urgentemente de ajustes para justificar seu custo.

Considerações finais

Diablo 4 Temporada 8 é, sem dúvida, divertida e traz melhorias significativas, especialmente em loot, colaboração e ajustes de dificuldade, podendo já de cara ser considerada uma das melhores temporadas até agora. Contudo, sofre com eventos repetitivos e decisões polêmicas como o bloqueio de habilidades valiosas. A Blizzard precisa inovar além dos poderes emprestados, trazendo novas mecânicas e eventos para manter o jogo relevante.

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.