Games

Review: Returnal mostra que jogos de PS5 ficam maravilhosos no PC

Jogo antes exclusivo para PlayStation 5 traz gráficos impressionantes e customizações fantásticas para quem joga no PC

Review: Returnal mostra que jogos de PS5 ficam maravilhosos no PC Review: Returnal mostra que jogos de PS5 ficam maravilhosos no PC Review: Returnal mostra que jogos de PS5 ficam maravilhosos no PC Review: Returnal mostra que jogos de PS5 ficam maravilhosos no PC

Returnal, desenvolvido pela Housemarque para o PlayStation 5, chega mostrando que jogos originalmente pensados para consoles de nova geração podem ser muito bem otimizados para o PC, inclusive exibindo vantagens quando executados em hardwares mais poderosos. Combinando elementos roguelike com ação intensa, o jogo cria uma atmosfera de terror e isolamento, ao mesmo tempo, em que entrega uma narrativa instigante que segurará o jogador por várias horas.

Foto: Fagner Martinelli//GAMES Folha Vitória

A história (sem spoilers)

Você assume o papel de Selene, uma astronauta que fica presa em um planeta alienígena cheio de mistérios e com suas próprias regras em relação ao tempo e à vida. Descobrir como tudo funciona é a chave para atravessar a aventura e, quem sabe, sair desse ambiente inóspito. 

Foto: Fagner Martinelli//GAMES Folha Vitória

O jogo apresenta elementos roguelike e, cada vez que o jogador morre, o jogo aparentemente recomeça. A diferença é a experiência que o jogador adquiriu na área em que morreu e, como a maioria dos elementos é gerada aleatoriamente, o jogador, mesmo ciente da ameaça que o derrotou da última vez, terá boas surpresas, pois cada execução é diferente.

A parte técnica

Os gráficos de Returnal são excelentes, com ambientes detalhados e efeitos visuais impressionantes que já exploram bem o poder do hardware do PlayStation 5. Quando falamos da versão PC, novas possibilidades se abrem para recursos de qualidade, resolução e texturas ainda melhores com o hardware certo. Compatível com o AMD FSR, sistema rival do DLSS da nVidia, mas com a vantagem de funcionar em qualquer tipo de GPU e não apenas nas AMDs, “Returnal” exibe taxas de FPS fantásticas quando a tecnologia está ativada, mesmo no perfil de qualidade “Épico”, permitindo uma jogabilidade fluida em equipamentos mais modestos em relação às GPUs topo de linha. 

Foto: Fagner Martinelli//GAMES Folha Vitória

Notebooks com a GeForce GTX 1650, por exemplo, executam o jogo com qualidade e velocidade similares ao que vemos rodando o jogo no PS5. Testamos a qualidade épica e, nesse modo, o jogo explora um pouco além, utilizando próximo de 20GB de RAM e 7,6GB de vRAM. Podemos ver efeitos de luz, partículas e texturas com qualidade superior. Em uma Radeon RX 6600XT de 8GB, em nosso PC de testes, o jogo rodou sempre acima de 60FPS e atingiu, em vários momentos, taxas confortáveis próximas de 100FPS. Considerando que a 6600XT é uma GPU de médio porte e estamos usando um lançamento em qualidade épica, temos que elogiar o excelente trabalho de otimização da Housemarque, um dos estúdios sob o selo “Playstation Studios”.

Foto: Fagner Martinelli//GAMES Folha Vitória

A trilha sonora do jogo é igualmente boa, criando uma atmosfera tensa e imersiva. O jogo é originalmente compatível com os recursos de áudio 3D no PS5, mas no PC ele ganha uma gama completa de compatibilidade, que inclui áudio com ressonância, dando a posição exata de tudo no cenário, Dolby Atmos, Audio 3D 5.1 e 7.1, além da biblioteca Auro3D, especialmente para fones de ouvido, que rivaliza com bibliotecas proprietárias, como a Dolby e a DTS. Recomendo muito jogar Returnal em um bom sistema de caixas de som ou um ótimo fone de ouvido e ativar as opções de áudio em 3D (originalmente, o jogo configura o som para apenas estéreo). O ambiente ganha uma identidade sonora fantástica e você vai sentir onde cada ameaça ou elemento em movimento está.

Foto: Fagner Martinelli//GAMES Folha Vitória

Veredito

A jogabilidade desafiadora e a apresentação impressionante em termos de áudio e vídeo fazem você se imergir na narrativa de terror espacial com toques de intriga que aguçam a curiosidade. São pontos fortes do game. Não é uma crítica, já que a mecânica do jogo espera que você morra para retornar. Mas um jogador menos atento pode sentir falta de opções de salvamento e checkpoints. No entanto, é preciso entender que a ideia aqui é justamente essa. Como o título do game já mostra, a questão aqui é que você retornará. 

Foto: Fagner Martinelli//GAMES Folha Vitória

Um detalhe interessante nesse aspecto é que, a qualquer momento, você pode sair do game mantendo o estado e a posição atual do personagem. Não é preciso salvar quando você precisa ou quer parar de jogar. As opções são manter o estado atual ou terminar aquele ciclo e recomeçar na próxima vez em que você for jogar. Então, não entre em Returnal com a perspectiva de que é apenas mais um jogo com as mecânicas que você já conhece. Você lidará com um game que se apresenta de uma forma um pouco diferente, e onde não ter esses aspectos de salvamento e checkpoints o tempo todo faz parte da experiência e funciona muito bem.

Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli
Returnal Review
Fagner Martinelli

Se você é fã de jogos roguelike desafiadores e ação intensa, gosta de algumas novidades quanto à mecânica e apresentação de um game, Returnal é um jogo que vale a pena conferir. Bem otimizado e muito bonito, é mais uma oportunidade de conferir um título dos estúdios Playstation no seu PC.

CONFIGURAÇÃO PC /GAMES:

◆ Ryzen 7 5800X
◆ Cooler DeepCool Captain 120 Custom
◆ MB BIOSTAR X570 Racing GT8
◆ 32GB (4x8GB) Corsair Vengance RGB PRO 3600MHz
◆ 1 x NVMe 1TB Western Digital Black PCIe4.0 (Sistema)
◆ 1 x NVMe 1TB Asgard Blue (Games)
◆ 2x 3TB Seagate + 2x 5TB Seagate
◆ Placa de Video AMD Radeon RX 6600 XT
◆ Gabinete DT3 Sport HyperSpace
◆ Fonte XPG Core Reactor 850w

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.