Após cerca de 2 anos de desenvolvimento e uma história muito curiosa, Shard Squad finalmente tem data para chegar à Steam: 4 de novembro de 2025. A versão para consoles será lançada posteriormente, em data ainda a ser revelada.
O anúncio foi feito em um novo trailer, revelado durante o Monster Taming Direct 2025, evento criado pela comunidade para fãs de jogos de monstrinhos.
De estudo a jogo autoral
Rennan Costa, que trabalhou no desenvolvimento do Bagdex, um dos maiores destaques do estilo de monstrinhos, é o diretor e programador do Shard Squad. Ele contou como nasceu a ideia de fazer um survivor-like com monstros fofos:
“Shard Squad começou como um estudo na engine Unity, sem absolutamente qualquer intenção de transformar em jogo, comercializar ou algo do tipo. Por isso, no início, era literalmente um Vampire Survivors com Pokémons que acabou viralizando na internet, e até por isso tirei tudo relacionado do ar na época, pois fiquei com medo de um processo.” explicou ele.
A ideia de realmente criar o Shard Squad só veio após perceber que as pessoas realmente queriam um Vampire Survivors estilo Pokémon e não havia um:
“Muitas pessoas pediram para eu dar uma identidade própria e uma coisa que eu não gostava muito no gênero era a temática pesada da maioria dos jogos, então quis criar algo mais fofo. Outra diferença foi substituir a coleta de armas pela formação de um time com sinergia própria.”
Veja como era a versão original quando ainda era baseada em Pokémon:
Um jogo bonito, variado e estratégico
Rennan explica que o objetivo da equipe é entregar uma experiência que vá além da fórmula comum do gênero:
“Nossa ideia é entregar o jogo bem variado e bonito. Todos os shards são completamente diferentes entre si, e o sistema de sinergias torna a montagem do time algo bem estratégico. Criamos histórias e backgrounds para os personagens, para que o jogo não pareça apenas uma sucessão de batalhas. Cada fase tem identidade própria, com inimigos, desafios e bosses únicos, evitando ser apenas uma versão mais difícil da anterior.”