Streamer joga Minecraft em impressora térmica com 0.5 FPS

Alguns jogadores levam o conceito de desafio ao extremo, e o streamer conhecido como smill resolveu provar isso ao tentar zerar Minecraft usando uma impressora térmica no lugar de um monitor. A experiência, que combina criatividade absurda com uma dose generosa de sofrimento técnico, foi registrada em um vídeo curto que viralizou nas redes.

Conforme visto no Reddit, smill conectou um sistema capaz de capturar um frame de Minecraft a cada dois segundos e imprimi-lo em um pequeno rolo de papel térmico. Na prática, isso significa que o jogo está rodando a impressionantes 0.5 frames por segundo — ou seja, um novo frame a cada dois segundos. Em vez de um fluxo contínuo de imagens em tempo real, ele depende de uma sequência de capturas impressas que vão se acumulando em uma fileira de recibos.

O dispositivo utilizado é semelhante às impressoras de recibo que vemos em caixas de supermercado. Ele não tem alta resolução, imprime em preto e branco, e exibe apenas traços básicos de formas e objetos. Isso torna ações básicas como abrir o inventário, diferenciar blocos ou interagir com criaturas algo próximo de impossível. Mesmo assim, smill manteve o bom humor e compartilhou um teaser de 15 segundos mostrando a experiência em andamento.

Apesar do conceito ser claramente uma provocação bem-humorada à lógica tradicional dos games, muitos usuários ficaram preocupados com o desperdício de papel. Nos comentários do vídeo, internautas levantaram questões ambientais sobre o impacto de imprimir milhares de imagens em papel térmico. A resposta do streamer veio em tom sarcástico: ele declarou que faz isso “porque é divertido” e afirmou “amar o desmatamento”.

Ainda que o projeto de smill possa parecer um exagero, ele levanta reflexões interessantes sobre como usamos tecnologia para criar experiências absurdas no mundo dos games.

Até o momento, o vídeo completo da jogatina insana ainda não foi publicado, mas o trecho já foi o suficiente para conquistar a comunidade de Minecraft e gerar uma onda de memes e reações curiosas. Enquanto isso, a internet aguarda para ver se smill conseguirá, de fato, terminar o jogo nesse ritmo.

Você conseguiria sobreviver em Minecraft jogando a meio frame por segundo em uma impressora de recibos?

Rômulo Justen
Rômulo Justen

Editor de Games

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.

Jornalista que compila código e combos: troca bugs por chefões desde o Atari 2600. Agora farma XP em action‑RPGs com o filho Noah, sem perder o buff do café.