A Headscon Espírito Santo 2025 não foi só sobre jogar, mas também sobre criar. Neste domingo (10), último dia do evento, foram anunciados os vencedores da Mostra Competitiva de Games Capixaba, maratona de desenvolvimento de jogos realizada dias antes da feira. Dois projetos foram premiados: um pelo público, outro pelos jurados.
O prêmio do Júri Técnico foi para Infinitevania, desenvolvido pelo estúdio capixaba JHT Games. Inspirado nos clássicos Castlevania e Metroid, o jogo segue o estilo “Metroidvania”, com vastos mapas exploráveis, áreas bloqueadas que exigem novas habilidades para serem acessadas e uma ambientação nostálgica em pixel art.
A equipe é formada por Henrique Teodoro (programador e game designer), Hugo Andrade (artista), Tatyana Jacques (sound designer), Ricardo (arte), Victor (programação) e o time de dublagem em português, com Lucas Almeida, Giovanna Nunes e Pedro Carvalho.
Henrique Teodoro, CEO da JHT Games, comentou que “quer fazer networking lá”, referindo-se à expectativa de participar da Gamescom Alemanha e da Gamescom Latam, prêmios conquistados com a vitória de Infinitevania.
Já o Voto Popular ficou com The Sintonia Chronicles – The Prophecy, criado pela Dallm Games Studio. O adventure de plataforma 3D acompanha Maria, uma jovem heroína inspirada na filha do fundador do estúdio, Lucas Dalcolmo. Ela embarca em uma jornada para resgatar as cachorrinhas Juju e Pandora no mundo mágico de Sintonia.
O título foi inspirado em experiências e lembranças pessoais da equipe, criando um universo pensado para toda a família, sem cenas explícitas de violência. Dalcolmo celebrou o reconhecimento do público em entrevista exclusiva para a Agência Collab. “Isso mostra que a gente está no caminho certo. Foi como um sonho, está tudo acontecendo muito rápido (…) A gente dedicou muito tempo e dinheiro no jogo”, disse.
Além de desenvolver os jogos, as equipes também participaram de pitches e de uma simulação de rodada de investimento, na qual precisaram apresentar seus projetos para “publishers” fictícias.
Cena Capixaba e a Mostra Gamer
Cena capixaba
Entre os jurados da Mostra Gamer estava Felipe Lobo, CEO da Flameseed Productions, de Manaus (AM). Atuando também como agente de integração na região Norte, Lobo tem como missão consolidar a indústria de jogos digitais como uma matriz econômica verde e sustentável para a Amazônia, utilizando propriedades intelectuais para validar novos modelos de negócio e fortalecendo a comunidade.
Sobre a cena capixaba, destacou que “com certeza representa o que a indústria capixaba é capaz de produzir” e que “há espaço para todos na indústria, basta encontrar a sua vocação”.
Demais premiados da Mostra Gamer Headscon ES 2025:
● Melhor Jogo Júri Técnico: Infinitevania – JHT Games
● Melhor Jogo Júri Popular: The Sintonia Chronicles – The Prophecy – Dallm Games Studio
● Melhor Arte: Goldilock One – SHED of Ideas
● Melhor Áudio: Cyber Haze – Megastriker Games
● Melhor Jogo com Temática Capixaba: Tupi: The Legend Of Arariboia – Mito Games
● Melhor Demo/Protótipo: Cyber Haze – Megastriker Games
● Embaixador da Amazônia Legal: André Siqueira – Moonlight Games
A Headscon ES aconteceu de 8 a 10 de agosto de 2025, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha (ES), com entrada gratuita. Durante três dias, o público pôde conferir painéis de discussão com especialistas, mostra competitiva de games, concursos de cosplay, áreas de board games e espaços de comunidade que celebraram a cultura gamer e a economia criativa.
Fonte: Por Bruna Damin, da Agência Collab na Headscon