Foto: gerada por IA do Canva
Foto: gerada por IA do Canva

Você já ouviu falar em colocar leite na frigideira ao fritar ovos? Essa dica de cozinha simples viralizou nas redes sociais com a promessa de manter os ovos macios, cremosos e sem queimar. Mas será que essa técnica realmente funciona?

De acordo com o chef de cozinha e presidente do Instituto Panela de Barro, Alessandro Eller, a técnica é válida para aqueles que preferem ovos mais macios e, além disso, para aqueles que querem diminuir as calorias do prato.

Isso porque, ao adicionar o leite no preparo de ovos, há uma redução no volume de calorias, uma vez que os alimentos não são fritos com nenhum tipo de gordura, como óleo ou manteiga. Só que ao utilizar o leite, há uma diferença, especialmente na textura.

Por não ser feito no azeite, óleo ou manteiga, os ovos ficam com a textura próxima de ovo frito, porém ele perde a crocância. Ou seja, como é dito nos vídeos que viralizaram, os ovos vão ficar mais macios e mais cremosos.

Eller ainda destaca que a nossa percepção de sabor dos alimentos não acontece apenas pelo paladar, mas também pelo que enxergamos.

“Isso ajuda a compor a sensação de sabor quando estamos comendo, desfrutando e provando um ovo preparado dessa forma. Ele vai ter a aparência de um ovo frito, porém sem aquela quantidade de calorias”, disse Eller.

Como fazer?

A dica parece e é muito simples: para preparar ovo frito, é só colocar o leite na frigideira, e em seguida, acrescentar os ovos. Depois é só esperar fritar.

Agora, se você quiser fazer ovos mexidos, por exemplo, é só misturar os dois ingredientes em um recipiente ou direto na frigideira e mexer até ficar pronto.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.