
Quando o assunto é tradição e sabor, os restaurantes em Vitória (ES) têm histórias que vão muito além do cardápio. Moquecas, pratos caseiros, pizzas, quitutes de boteco e doces com quase cem anos de existência mostram como a gastronomia capixaba é rica em memória e afeto.
Na série especial “Clássicos, mas sempre na moda”, o Folha Vitória apresenta a trajetória de oito estabelecimentos da Grande Vitória que atravessaram gerações, mantiveram suas raízes e ainda souberam se reinventar para continuar conquistando clientes fiéis.
A cada semana, dois episódios serão lançados, organizados por município, começando por Vitória, depois passando por Cariacica e Viana, Serra e encerrando com Vila Velha.
Prepare-se para conhecer mais sobre os restaurantes em Vitória (ES) que fazem parte da identidade cultural e afetiva do capixaba.
Leia mais
Festival de comida italiana oferece mais de 40 opções de pratos em Santa Teresa
Festivais gastronômicos e Cíntia Chagas: veja as atrações que agitam o ES
Os bordões mais famosos da TV brasileira. Você tem um favorito?
8 tradicionais restaurantes em Vitória (ES) para conhecer
DOCE CENTENÁRIO: CAFÉ E BAR SANTOS
Um pedaço da história do Centro de Vitória está contado nas paredes do restaurante de seu José. Fundado pelo seu avô, que chegou ao Brasil vindo de Portugal, o Café e Bar Santos existe desde 1927.
As mesas do restaurante já receberam presidentes, celebridades e famílias que vinham de longe para se consultar ou visitar um ente querido na Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Hoje, o local ainda serve o Creme Americano, preparado como a avó de José fazia. Mas, na hora do almoço, também funciona como restaurante self-service.
Endereço: Rua Marcos de Azevedo, 181, Centro, Vitória.
MOQUECA CAPIXABA – RESTAURANTE SÃO PEDRO
O São Pedro começou em 1952 como uma “vendinha de secos e molhados”, fundada por Dona Almerinda e Seu Hercílio, avós de Vitor, o atual dono do restaurante.
Na época em que Vitória passava pelo processo de desenvolvimento e aterramento de bairros como Ilha do Príncipe e Praia do Suá, os trabalhadores precisavam de um lugar para fazer suas refeições – e escolheram o São Pedro. Foi então que pediram a Dona Almerinda que preparasse uma moqueca aos sábados. O pedido foi atendido, e, desde então, o prato tradicional nunca mais faltou ali.
Endereço: Rua Ferreira Coelho, 98, Praia do Suá, Vitória.
MUITA CARNE DE PORCO – RESTAURANTE DO DALTO
Há 45 anos, em um cantinho sossegado de Viana, Dalto e Dona Edineia abriram uma mercearia e açougue que, com o tempo, se transformaria no restaurante que existe hoje — um refúgio da agitação da cidade grande, mesmo às margens da BR-262.
Com um charme de interior, além da comida caseira e da especialidade da casa, o corte de pernil, é impossível sair de lá sem antes tomar um copinho – ou vários – dos leites com especiarias, servidos em tradicionais canequinhas de alumínio esmaltado. Os sabores mudam periodicamente, mas vale a pena experimentar o de abóbora com coco.
Endereço: Rua Aristeu Módulo, 4, Primavera, Viana
“PIZZA DO AMOR” – PIZZAMORE
Tudo que é bom envolve pizza. Em Campo Grande, Cariacica, Bruno gerencia a Pizzamore, fundada por seu pai, Jamilson, em 1986.
Desde então, o local já foi palco de encontros familiares, comemorações entre amigos e até histórias de amor. Pai e filho contam que alguns casais se conheceram na Pizzamore, casaram e, hoje, frequentam o lugar com seus filhos.
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 72, Campo Grande, Cariacica.
RESTAURANTE COM VISTA PARA A PRAIA – MOQUECA DO GERALDO
Com vista para a praia de Manguinhos, é difícil comer mal. A Moqueca do Geraldo surgiu em 1957, fundada pela mãe de Antônio Geraldo, que hoje comanda o restaurante.
Depois de tantos anos, Geraldo garante que o sabor da moqueca continua o mesmo de 68 anos atrás — um prato que já foi servido em confraternizações, aniversários e casamentos, no salão onde se ouvem as ondas quebrando.
Endereço: Avenida Atapoã, 8, Manguinhos, Serra
FRUTOS DO MAR NA BEIRA DA PRAIA – BERRO D’ÁGUA
Em 1982, um mineiro chegou a Jacaraípe e decidiu abrir um bar que, hoje, tem identidade capixaba. O pai de Luiza, atual gerente do restaurante, começou servindo peroá e cerveja e, ao longo dos anos, transformou o local em uma referência em moqueca, o carro-chefe da casa.
Com décadas de história, o Berro D’Água se tornou parte da vida de capixabas e turistas, que passam o verão aproveitando o litoral serrano.
Endereço: Avenida Nossa Sra. dos Navegantes, 287, Parque Jacaraípe, Serra
RESTAURANTE PARA ASSISTIR JOGO DE FUTEBOL – DELIRA
Muita comida boa e um reduto de são-paulinos em Vila Velha: esse é o Delira, restaurante e pizzaria fundado em 1997 por Nilson e sua esposa.
O estabelecimento tem um cardápio vasto, que, vez ou outra, ganha uma nova opção graças aos pedidos dos clientes. “Se você quiser vir aqui o ano todo e não repetir o prato, é bem possível”, brinca Nilson.
A paixão pelo São Paulo está estampada nas paredes do restaurante, mas o dono garante: “Até corinthianos são bem-vindos.”
Endereço: Rua Araribóia, 110, Centro de Vila Velha.
COMIDA DE BOTECO EM VILA VELHA – BAR DO GETÚLIO
Desde 1977, o Bar do Getúlio faz parte da vida boêmia dos moradores de Vila Velha. Fundado pelo homem que lhe dá nome, hoje o bar pertence a Silvia e seu marido.
Quando encontraram o local, há três anos, a ideia inicial era transformá-lo em um depósito de cosméticos. No entanto, a voz do povo falou mais alto, e eles decidiram retomar as atividades, que haviam sido encerradas durante a pandemia.
Lá, servem o melhor da comida de boteco: bolinho de costela ou de linguiça com queijo, torresmo e o prato que já participou de um concurso — joelho de porco servido no feijão-manteiga, com farofa e arroz.
Deu água na boca, não é?
Endereço: Rua Antero Rosa, 247, Nossa Sra. da Penha, Vila Velha.
E você, também tem aquele restaurante que frequenta desde a infância? Talvez um lugar que seus pais descobriram quando ainda eram jovens e onde, agora, vocês comemoram datas especiais?
Se não, nunca é tarde para começar novas tradições — e os restaurantes que selecionamos podem ser um ótimo ponto de partida.