Pães rústicos da Moinho Itália: cerveja com castanha, vinho com nozes e tradicional (Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória)
Pães rústicos da Moinho Itália: cerveja com castanha, vinho com nozes e tradicional (Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória)

Pão quentinho, com manteiga derretendo, requeijão ou queijo e presunto, acompanhado de um café fresco… tem combinação mais brasileira?

Não importa o motivo: café da manhã, lanche da tarde ou aquela passada rápida na padaria. Sempre há espaço para um pãozinho, seja o clássico francês, os “de doce” ou os novos pães artesanais que têm conquistado o paladar dos capixabas.

Entre as tendências mais fortes da panificação, o pão de fermentação natural vem ganhando cada vez mais espaço. E a Boulanger Casa de Pães, em Jardim Camburi, decidiu apostar na receita.

A panificação vive de tendências e inovações. O pão de fermentação natural é mais saudável, e esse apelo da saudabilidade nos levou a trazer pães com farinhas especiais, atraindo também o público mais jovem para dentro das padarias

Ivan Júnior, chef padeiro da Boulanger Casa de Pães e diretor do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães)
Padaria apostou em pães de fermentação natural (Foto: Boulanger Casa de Pães/Divulgação)

Na vitrine da Boulanger, é possível encontrar opções como baguete francesa e baguete integral feitas com fermentação natural. Ivan explicou as vantagens desse tipo de pão:

  • Melhora da digestão: o processo quebra o glúten e os carboidratos complexos, tornando o pão mais leve e fácil de digerir;
  • Saúde intestinal: contém probióticos que favorecem a flora bacteriana;
  • Maior absorção de nutrientes: ajuda o corpo a aproveitar melhor minerais como ferro, zinco e cálcio;
  • Menor índice glicêmico: reduz o impacto do pão nos níveis de açúcar no sangue.

Endereço: Boulanger Casa de Pães – Rua Alcino Pereira Neto, 690, Jardim Camburi, Vitória

Pão “rústico” de cerveja

Padaria em Jardim da Penha faz “Dia do Pão Rústico” (Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória)

A Moinho Itália, em Jardim da Penha, também entrou na rota dos pães artesanais. Por lá, toda sexta-feira é “dia do pão rústico”, com receitas preparadas com fermentação de iogurte natural e versões que variam entre massa com cerveja, vinho, nozes e castanhas, além de baguetes recheadas.

O resultado? Pães com sabor marcante, casca crocante e miolo macio, perfeitos para acompanhar queijos, patês ou uma tábua de frios.

Baguetes francesas tradicionais e recheadas com requeijão e calabresa (Foto: Dyhego Salazar/Folha Vitória)

Endereço: Moinho Itália – R. Aristóbulo Barbosa Leão, 400, Jardim da Penha, Vitória

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).