Pirulito de torresmo. Foto: Instagram @cervejariacaliman
Pirulito de torresmo. Foto: Instagram @cervejariacaliman

Aquilo que já era bom, no palito ficou ainda melhor. O que começou como uma brincadeira virou sucesso nas redes sociais: o pirulito de torresmo, vendido em uma cervejaria do Espírito Santo.

Segundo os proprietários Breno Caliman e Guilherme Ronceti, a ideia surgiu de forma espontânea. O pequeno Lorenzo, filho de Guilherme, foi quem sugeriu que o torresmo fosse colocado no palito, daí surgiu o pirulito de torresmo.

Estávamos fazendo torresmo de rolo na casa do meu sócio e o filho dele, Lorenzo, pediu para enfiar um palito no torresmo. A gente olhou e falou: ‘Que legal, um pirulito de torresmo’. Aí decidimos levar para a cervejaria.”

Breno Caliman, empresário
Guilherme Ronceti com seus filhos. À direita, o pequeno Lorenzo, que deu a ideia do pirulito de torresmo. Foto: Acervo pessoal

Pirulito de torresmo é vendido a R$ 15

O petisco pesa entre 150 e 170 gramas, e é vendido por R$ 15, na Cerveja Caliman, na Rua Antonio Ataide, 1065, Vila Velha. A iguaria rapidamente se tornou um dos itens mais pedidos do cardápio do estabelecimento.

A gente já tinha ideia que poderia se tornar um sucesso, porque turismo e experiências diferentes agradam todo mundo. Criamos um diferencial e uma relação de afetividade com o cliente, então não tinha como dar errado”, disse Breno.

Foto: Breno Caliman

Casagrande e Arnaldinho já experimentaram

A iguaria repercutiu nas redes sociais após vídeos mostrarem o governador Renato Casagrande e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, experimentando o petisco.

Veja os vídeos:

Logo, os vídeos viralizaram nas redes sociais, e os internautas reagiram ao pirulito de torresmo: “Esse torresmo é um escândalo!!!!!”, disse um. “Quero esse torresmo”, disse outra pessoa.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.