Acordar mais tarde, fazer a atividade física do dia e tomar um brunch com as amigas: esse é o fim de semana perfeito para mim. E, pelo visto, os capixabas concordam, afinal, as cafeterias de Vitória vivem cheias.
Brunch é uma palavra em inglês formada pela junção de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço). Ou seja, é aquela refeição que mistura o melhor dos dois mundos: pratos salgados e doces, bebidas geladas e quentes.
O meu tipo preferido geralmente inclui pão de queijo, bolo e um suco de laranja — que, às vezes, pode virar uma mimosa — com vista para o mar. Em Vitória, há opções para todos os gostos, e hoje vou compartilhar quatro dicas de cafeterias que já visitei, o que recomendo em cada uma delas e uma dica extra.
O melhor pão de queijo
Sou filha de mineira, então essa afirmação não é leviana: o Mangalô, na Curva da Jurema, tem o melhor pão de queijo que já comi. Ele é macio por dentro, tem uma casquinha crocante por fora e, o melhor, sabor de queijo de verdade.
O ambiente, com pé na areia, é superagradável. Vale a pena experimentar os “Ovos Mangalô”: dois ovos poché com cream cheese temperado, molho de páprica, raminhos de erva-doce e alho frito, servidos com fatias de pão sourdough de fermentação natural.
- Endereço: Mangalô – Av. José Miranda Machado, 345, Enseada do Suá
Café completo
E já que estamos falando de ambientes à beira-mar, o Clericot, também na Curva da Jurema, é um dos mais disputados nos fins de semana. Lá, você pode pedir pratos individuais ou apostar no café completo, que inclui croissant recheado com queijo morbier, ovo mexido, farofa de bacon e uma mini salada de frutas acompanhada de granola, mel e iogurte natural.
- Endereço: Clericot – Av. José Miranda Machado, 345, Enseada do Suá
Waffle salgado
Em uma portinha charmosa da famosa Aleixo Netto, na Praia do Canto, está o Floriu, um restaurante aconchegante, com uma vitrine de doces de dar água na boca e um cardápio caprichado. Meu pedido foi o waffle salgado com creme de gorgonzola, presunto parma e rúcula — e não poderia ter sido mais certeiro!
O prato é generoso e serve tranquilamente duas pessoas. Minhas amigas ainda pediram um éclair de pistache com framboesa que parecia (e, segundo elas, realmente estava) delicioso.
- Endereço: Floriu – R. Aleixo Netto, 964, Praia do Canto
Cinnamon roll
Aqui, precisei recorrer aos meus amigos. Ainda não conheço o Olima Café, em Jardim Camburi, mas recebi recomendações calorosas do cinnamon roll, um pãozinho de canela servido quentinho.
Na vitrine, não faltam sobremesas, e o cardápio ainda traz cafés completos, medialunas (croissants argentinos), babkas (pãozinhos de origem judaica) e muito mais.
- Endereço: Olima Café – Av. Gov. Euríco Rezende, 40, Jardim Camburi
Cafés diferentes
A The Coffee não é uma cafeteria de brunch, mas fica como dica extra porque as bebidas merecem destaque. O cardápio é dividido entre opções autorais, sazonais, puristas e coados, servidos quente ou gelado.
A minha preferida é o Iced Salted Caramel — café e leite gelados com caramelo salgado. Também já experimentei o Matcha Vanilla Latte, feito com leite, baunilha e matcha, um tipo de chá verde em pó, que é, no mínimo, interessante.
Endereços:
- Av. Rio Branco, 971 – Praia do Canto, Vitória
- R. José Alexandre Buaiz, 190 – Loja 06 – Enseada do Suá
- R. Welington de Freitas, 322 – loja 03 – Jardim Camburi
- The Coffee Jardim Food Park – Av. Dante Michelini, 689 – Jardim da Penha
- The Coffee Shopping Vitória – Av. Américo Buaiz, 200 – Stand 117 – Enseada do Suá