
Doce, cremoso, gelado e… de inhame! A seis quilômetros de São Bento de Urânia, distrito de Alfredo Chaves, o casal Zelindo e Edinelma Gava Fardin decidiu inovar e criou sorvete e picolé de inhame.
Há oito anos, eles são proprietários da sorveteria Frescor das Montanhas. No ano passado, após um desafio proposto pela escola da filha mais nova, surgiu o sabor inusitado. A receita leva inhame, baunilha, ameixa e uva passa.
Cada pai deveria levar uma receita com inhame. A minha foi sorvete. O desafio veio com uma receita pronta, mas eu resolvi fazer do meu jeito e todo mundo gostou. Depois disso, decidimos vender. Para a gente, que vive cercado de inhame, não é novidade, mas as pessoas se admiraram.
Edinelma Gava Fardin
O ingrediente principal vem direto da propriedade da família mas não foi escolhido por acaso. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, o Espírito Santo é responsável por 44% da produção brasileira de inhame, e Alfredo Chaves ostenta o título de Capital Nacional do Inhame, concentrando 28,4% da produção estadual. Cerca de 80% desse total vem da região de São Bento de Urânia.
E tem gosto de inhame mesmo?

Zelindo contou que, agora que o sabor ganhou popularidade, ele “até começou a gostar”. Graças à versatilidade do inhame, que se adapta bem aos temperos, as sobremesas são doces e agradáveis — mas o sabor característico do tubérculo permanece, para ser sentido e apreciado.
Para quem prefere não se arriscar na novidade, a sorveteria oferece mais de 50 sabores, com opções feitas apenas com frutas, frutas com leite e coberturas variadas. Todos os produtos são de fabricação própria.
Sempre gostei de fazer sorvetes e sobremesas para oferecer às visitas. Um dia, eu estava trabalhando na roça e fazia tanto calor que brinquei dizendo que abriria uma fábrica. A brincadeira virou realidade e agora estamos aqui
Edinelma Gava Fardin
A sorveteria Frescor das Montanhas funciona de domingo a sexta-feira, até as 17 horas.