Drinks sem álcool ajudam a evitar a ressaca e sáo ótimos para quem não bebe no Carnaval
Imagem: rimmabondarenko/Canva/Reprodução

Nem só de cerveja e caipirinha vive o Carnaval. Os mocktails, drinques sem álcool, têm se tornado cada vez mais populares entre foliões que buscam leveza, hidratação e bem-estar durante os dias de festa.

Por isso, o Folha Vitória separou cinco sugestões para quem não bebe ou está evitando bebidas alcoólicas. Além disso, perguntamos a um bartender o que não pode faltar para garantir um drink saboroso e gelado neste Carnaval. Confira!

Pink Lemonade

Pink Lemonade é uma ótima opção de bebida não alcoólica. Imagem: Freepik

Refrescante e saborosa a versão clássica da pink lemonade é uma ótima opção para os dias de calor intenso.

Para essa receita, basta misturar o suco de limão — quanto mais suco, mais forte será o sabor — xarope de framboesa a gosto e refrigerante de limão em um copo com gelo. Por fim, acrescente pedaços de limão e framboesa à mistura e aproveite a explosão de sabores.

Sangria sem álcool

Sangria drink sem álcool
A sangria é uma receita espanhola cheia de sabor. Imagem: Freepik

Sangria no Carnaval é a mistura do Brasil com a Espanha! Para esse drink, você deve misturar suco de uva, com suco de laranja, fatias de frutas frescas da sua preferência (como laranja, limão e maçã) e água com gás.

Mimosa

A mimosa é um drinque simples e rápido. Imagem: Freepik

A mimosa já é uma bebida comum em bares, restaurantes e cafeterias, mas também pode combinar com o clima de Carnaval. Para esse drink, você só vai precisar combinar suco de laranja e água com gás.

Se quiser dar um toque especial, decore com fatias de laranja.

Mojito

É possível ter um mojito sem álcool saboroso e refrescante. Imagem: Freepik

Mojito sem álcool? É possível e muito fácil de fazer!

Acrescente o suco de meio limão e duas colheres de açúcar no fundo da taça ou copo de boca larga e misture bem. Em seguida, adicione folhas de hortelã e pedras de gelo a gosto. Por fim, é só preencher com água tônica e mexer.

Drink de refrigerante com suco

É possível fazer diversas combinações de drinques sem álcool com refrigerante. Imagem: Freepik

O refrigerante é um ótimo aliado para os drinques sem álcool e, nesta receita, você pode usar o de sabor limão.

Em um copo com gelo você vai adicionar o refrigerante, suco de laranja fresco e algumas folhas de hortelã. Para intensificar o sabor, adicione rodelas de laranja e tenha um drink lindo e refrescante.

Dicas de bartender para manter o drink saboroso e gelado

Algumas dicas ajudam a ter a melhor experiência com os drinques sem álcool no Carnaval. Imagem: Freepik

Algumas dicas ajudam a garantir a melhor experiência e manter os drinques sem álcool mais gelados e saborosos durante o Carnaval.

Para o bartender Gerbson Brito Santos, proprietário da Arsenal dos Drinks, o que não pode faltar no cooler para drinques não alcoólicos:

Base dos drinques

  • Água (com e sem gás) – é a alma de tudo
  • Sucos cítricos (limão, laranja, tangerina) – melhor levar já espremidos em garrafa térmica
  • Chás gelados (hibisco, chá-preto, chá-verde, mate) – refrescam e dão cor linda
  • Xaropes simples (açúcar + água) ou mel / agave – dissolvem melhor que açúcar solto

Para dar graça

  • Frutas cortadas (bem secas antes de ir pro cooler)
  • Ervas frescas
  • Gelo em quantidade absurda (sério: sempre mais do que você acha que precisa)

Uma garrafa térmica boa, pegador ou colher longa, copos resistentes (ou squeeze reutilizável) e guardanapo ou pano são ferramentas salva-vidas para o carnaval.

Bartender Gerbson Brito Santos, proprietário da Arsenal dos drinks

Por fim, para manter frutas como morango, banana e manga muito madura conservadas, a dica de Gerbson é evitar levá-las cortadas.

“As frutas que resistem melhor são o limão siciliano ou tahiti (campeão absoluto), laranja, tangerina, abacaxi inteiro, maçã verde, uva e maracujá (se for aberto na hora do consumo)”, complementa.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.