Foto: Kayra Miranda
Foto: Kayra Miranda

O 10º episódio da 8ª temporada do Chef de Família marcou uma das provas mais desafiadoras e emblemáticas do reality gastronômico.

Em uma disputa que celebrou a cultura e os sabores do Espírito Santo, os competidores precisaram usar ingredientes com Indicação Geográfica (IG) para criar receitas autorais. A prova, patrocinada pelo Sebrae/ES, testou técnica, criatividade e sensibilidade culinária.

Ao final, Vera e Paulo foram os eliminados da noite, após uma avaliação apertada dos jurados.

PROVA DO SEBRAE DESTACOU PRODUTOS CAPIXABAS

Prova do 10º episódio do Chef de Família enalteceu produtos tipicamente capixabas. Foto: Kayra Miranda

O tema da semana foi “Produtos IGs Capixabas”, em uma homenagem aos ingredientes que representam o território e a tradição do Espírito Santo. Os competidores tiveram 40 minutos para preparar um prato contendo, obrigatoriamente, inhame, socol, pimenta rosa, pimenta-do-reino, café e beiju.

Além desses itens, o mercado Extrabom ficou aberto, por cinco minutos, para que os participantes pudessem complementar suas criações, inclusive com uma proteína, se desejassem.

A prova reforçou a importância das Indicações Geográficas, selos que reconhecem produtos com qualidades únicas, por conta de suas origens. Elas garantem um “RG” ao alimento, associando características e modos de produção ao território.

OS JURADOS DO EPISÓDIO

Time de peso julgou os competidores no episódio 10 do Chef de Família. Foto: Kayra Miranda

A avaliação da noite ficou a cargo do chef Ricardo Bodevan, jurado fixo do programa; da influenciadora Bryce (@brycecanicali), que trouxe um olhar jovem e sensível sobre sabor e apresentação; e do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, que destacou a importância das IGs para o desenvolvimento dos pequenos produtores e empreendedores locais.

O trio avaliou técnica, criatividade, uso dos ingredientes obrigatórios e harmonia geral dos pratos.

OS DESTAQUES DO EPISÓDIO

Betina conquistou unanimidade dos jurados com o seu prato. Foto: Kayra Miranda

Com ingredientes exigentes e tempo apertado, os competidores apresentaram criações ousadas, cada uma refletindo sua própria leitura da culinária capixaba.

Betina foi o grande destaque da noite, conquistando unanimidade entre os jurados. Seu Steak Tartare com socol, café, pimenta-do-reino, pimenta rosa, inhame e beiju foi descrito como uma verdadeira explosão de sabores e “a cara do Espírito Santo”. O prato combinou técnica refinada e uma interpretação autêntica da proposta.

Steak Tartare de Betina agradou em cheio os jurados do 10º episódio. Foto: Kayra Miranda

Matheus também surpreendeu ao apostar na ousadia. Ele preparou uma Mousse de Inhame com Chocolate, Café e Pimenta-do-Reino, acompanhada de farofas e crocante de pimenta rosa. A mistura de doce e salgado, aliada ao uso harmonioso dos ingredientes obrigatórios, impressionou o júri pela criatividade e execução.

Mousse de Inhame de Matheus também agradou com a mistura de doce e salgado. Foto: Kayra Miranda

Marinete apresentou uma Musseline de Inhame com Castanha de Caju e Steak Poivre ao Molho de Café, prato elogiado pela combinação entre técnica e sabor. O ponto da carne e a textura do purê foram destaques, embora o molho tenha se sobressaído mais do que o previsto.

Marinete fez um elogiado prato de Musseline de Inhame. Foto: Kayra Miranda

Saionara apostou em um Escondidinho de Inhame com Linguiça Cofril, Socol e Molho Três Queijos, com toque de café e pimenta rosa. Apesar da boa apresentação, os jurados observaram que o sabor da linguiça acabou se sobressaindo, ofuscando o socol e o café.

Saionara preparou um Escondidinho de Inhame com Linguiça. Foto: Kayra Miranda

VERA E PAULO SÃO ELIMINADOS

A disputa, porém, terminou com duas despedidas emocionantes. Paulo e Vera deixaram a cozinha do Chef de Família, após uma prova marcada por nervosismo e dificuldades na execução.

O prato de Paulo, Filé Mignon Curado no Café com Purê de Inhame, Farofa de Socol e Beiju e Salada de Pimenta Rosa, chamou atenção pela proposta e montagem, mas perdeu pontos pela ausência de sabor do café, que deveria ter tido papel de destaque na composição.

Paulo deu adeus ao programa com um Filé Mignon Curado no Café. Foto: Kayra Miranda

Vera apresentou uma Farofa de Socol com Abacaxi e Pimenta Rosa, receita saborosa, mas que não foi concluída dentro do tempo. O que foi entregue agradou em sabor, mas a falta de acabamento e a simplicidade da proposta pesaram na avaliação final.

Vera fez Farofa de Socol com Abacaxi e Pimenta Rosa e também se despediu do Chef de Família. Foto: Kayra Miranda

Os jurados destacaram a trajetória dos dois participantes, elogiando o empenho e a evolução ao longo da temporada, mas reconheceram que ambos vinham demonstrando dificuldades em equilibrar o nervosismo e o tempo de prova.

NÃO PERCA O PRÓXIMO EPISÓDIO!

Influenciadora Márcia Merlo (@aquimcasa) e a diretora do Reality, Janice Delunardo, nos bastidores. Foto: Kayra Miranda

E a expectativa só aumenta: o próximo episódio do “Chef de Família” marcará a semifinal da temporada, aproximando os competidores do grande prêmio e do título de melhor chef de família do ano.

Assista ao programa na TV Vitória/Record, todo sábado, às 14h, e acompanhe os bastidores e as novidades pelas redes sociais @rededesabores.

Kayra Miranda, repórter do Folha Vitória
Kayra Miranda

Repórter

Jornalista formada pela Faesa, com foco em beleza, saúde e bem-estar. Entusiasta do esporte e curiosa por novos temas.

Jornalista formada pela Faesa, com foco em beleza, saúde e bem-estar. Entusiasta do esporte e curiosa por novos temas.