Geral

Aeroporto de Vitória fica abaixo da média em Pesquisa de Satisfação de Passageiros

A pesquisa é referente ao quarto trimestre de 2017 e avaliou a satisfação dos passageiros em 38 quesitos, tais como atendimento, infraestrutura, serviços, acesso, entre outros

Aeroporto de Vitória fica abaixo da média em Pesquisa de Satisfação de Passageiros Aeroporto de Vitória fica abaixo da média em Pesquisa de Satisfação de Passageiros Aeroporto de Vitória fica abaixo da média em Pesquisa de Satisfação de Passageiros Aeroporto de Vitória fica abaixo da média em Pesquisa de Satisfação de Passageiros
Aeroporto de Vitória fica abaixo da média em Pesquisa de Satisfação de Passageiros

Recém chegado à Pesquisa de Satisfação de Passageiros, realizada trimestralmente pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, alcançou a pontuação 3,88 de satisfação geral dos dois últimos meses de 2017. O número está abaixo da média estipulada pelo governo, que é 4,00.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (30) pela secretaria. A pesquisa é referente ao quarto trimestre de 2017 e avaliou a satisfação dos passageiros em 38 quesitos, tais como atendimento, infraestrutura, serviços, acesso, entre outros. Os entrevistados atribuem notas de 1 a 5 a cada um dos quesitos, sendo 1 para “muito ruim” e 5 para “muito bom”.

Até o 3º trimestre de 2017, a pesquisa abrangia 15 terminais, mas, a partir do 4º trimestre, foram incluídos mais cinco aeroportos: Vitória (ES), Maceió (AL), Goiânia (GO), Belém (PA) e Florianópolis (SC). De acordo com a secretaria, a média de satisfação geral dos dois últimos meses de 2017 desses aeroportos foi 3,99.

Os aeroportos de Curitiba e de Viracopos, em Campinas (SP), aparecem na frente na pesquisa, que avalia os 20 principais aeroportos brasileiros, responsáveis pela movimentação de cerca de 87% de todos os passageiros transportados no país. Os dois terminais invertem resultado da pesquisa anterior, quando o aeroporto do interior de São Paulo ficou em primeiro lugar.

Logo atrás dos dois terminais, aparecem os aeroportos de Confins (MG), Natal (RN) e Santos Dumont (RJ). O aeroporto de Salvador apareceu com a menor avaliação entre todos os pesquisados.

O terminal de Curitiba, primeiro na avaliação, obteve nota 4,77. Viracopos aparece com 4,76; Confins e Natal vêm empatados com 4,48. Já o Santos Dumont obteve nota 4,43. O aeroporto de Salvador (Luís Eduardo Magalhães), teve avaliação de 3,91.

Pontos fortes e fracos

De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, entre os pontos críticos apontados pelos entrevistados estão o custo-benefício da alimentação, o comércio de forma geral e o acesso aos terminais por meio de transporte público.

“O transporte público é complicado de fazer, uma vez que não é uma responsabilidade direta do gestor aeroportuário, mas gerido pela prefeitura ou pela região metropolitana”, disse. “O que temos feito a este respeito é tentar melhorar o serviço, a exemplo do acordo de operação conjunta entre o táxi convencional e os serviços de aplicativos no aeroporto de Guarulhos”, disse.

De outro lado, entre os fatores que mais contribuem para a avaliação positiva, o secretário destacou o conforto térmico, com a existência de refrigeração adequada; o conforto acústico, e o acesso à internet. “Um dos fatores que têm pesado é conforto térmico, acústico e acesso a internet. Se o aeroporto continua com poltronas boas, tem internet em todo lugar, tem tomada… Qualquer aeroporto que tenha algum problema com um desses itens, a queda na avaliação geral é visível”, disse.

Com informações de Agência Brasil e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.