Geral

Afetado pela chuva, Castelo soma 1699 pessoas fora de casa

De acordo com informações da prefeitura, o rio chegou a subir cerca de seis metros, deixando alguns bairros totalmente alagados

Afetado pela chuva, Castelo soma 1699 pessoas fora de casa Afetado pela chuva, Castelo soma 1699 pessoas fora de casa Afetado pela chuva, Castelo soma 1699 pessoas fora de casa Afetado pela chuva, Castelo soma 1699 pessoas fora de casa
Foto: Leito/ Whatsapp

O município de Castelo, no Sul do estado, foi um dos mais afetados pela chuva, que cai desde quarta-feira (09). Na cidade, há registros de muitos alagamentos, e alguns trechos de estradas e vias no perímetro urbano continuam interditadas. 

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Espírito Santo, atualizado nesta sexta-feira (11), 1699 pessoas estão fora de suas casas, sendo 1.500 desalojados e 199 desabrigados. Nas últimas 24 horas, praticamente não choveu no município e, segundo a Defesa Civil, a cota do rio está baixando.

Imagens feitas por moradores da cidade, durante a quinta-feira (10), mostram que o Rio Castelo transbordou e a água invadiu estabelecimentos e residências. De acordo com informações da prefeitura, o rio chegou a subir cerca de seis metros, deixando alguns bairros totalmente alagados, como Niterói, Esplanada e o centro do município.

Moradores relataram que a água chegou a passar por cima de uma ponte localizada na região central da cidade. Na noite desta quinta-feira, o nível do rio havia baixado um pouco, mas ainda ameaçava invadir a ponte e algumas residências das imediações.

Muitas pessoas tiveram dificuldade de acessar alguns pontos de Castelo e, para isso, uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou utilizar um bote para fazer a travessia dos moradores em meio aos alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registradas, no município, pequenas ocorrências de quedas de árvore e deslizamento de terra na Rodovia Pedro Cola (ES-166). Além disso, o Rio Castelo atingiu a cota de emergência e transbordou nos bairros Niterói, Centro e Esplanada.

A chuva que atinge Castelo e cidades vizinhas também causou a interdição de alguns trechos de estradas. Segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a ES-379, que liga Castelo a Muniz Freire, está totalmente bloqueada por causa da chuva.