Foto: Divulgação / Defesa Civil

A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou um boletim meteorológico nesta quarta-feira (6) alertando sobre a previsão de chuvas intensas e possíveis condições de tempo severo para os próximos sete dias. O aviso tem impacto “excepcional” para grande parte do Estado.

A partir da tarde de sábado (9) até a madrugada de domingo (10), o território capixaba deve enfrentar volumes significativos de chuva, com os modelos meteorológicos indicando altos acumulados, especialmente nas regiões do Centro-Sudoeste (impacto alto) e Norte (impacto excepcional).

LEIA TAMBÉM: 

Professora usa IA e ajuda alunos a se verem nas profissões dos sonhos

STF derruba lei que proibia vacinação compulsória contra covid

VÍDEO | Carro capota em frente ao Terminal de Campo Grande

As previsões apontam para um período de instabilidade, onde algumas áreas poderão registrar entre 70 a 100 milímetros de precipitação, com chances de até 150 milímetros em pontos isolados. 

O cenário preocupa principalmente o Centro-Norte do Estado e a região Sudoeste, onde as condições meteorológicas podem causar transtornos e possíveis alagamentos. A previsão indica que o período entre 6 e 12 de novembro terá um acumulado expressivo de chuva.

Foto: Divulgação Defesa Civil Estadual

A maior probabilidade é de precipitação concentrada no Centro-Sudoeste e no Norte do Espírito Santo, embora outras regiões também devam observar acumulados elevados.

Moradores de regiões suscetíveis a alagamentos e deslizamentos devem permanecer em alerta e evitar deslocamentos desnecessários.

Foto: Divulgação Defesa Civil Estadual

Risco de ventos e chuvas intensas no fim de semana

Com a previsão de fortes pancadas de chuva, existe também a possibilidade de ventos intensos e trovoadas em algumas localidades, conforme apontado no boletim da Defesa Civil. 

O calor previsto para o sábado tende a aumentar a nebulosidade no decorrer do dia, potencializando o risco de chuvas fortes no período da noite, especialmente na Grande Vitória e Litoral Norte. Durante o dia, as temperaturas devem subir rapidamente, com a nebulosidade crescendo gradualmente.

A Defesa Civil orienta que moradores e visitantes acompanhem atualizações e sigam recomendações de segurança.

Previsão de Chuva
Divulgação Defesa Civil Estadual
Previsão de Chuva
Divulgação Defesa Civil Estadual

Entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8), os acumulados devem variar de 10 a 20 mm em algumas regiões do Centro-Norte do Estado.

A partir de sábado, a chuva se intensifica e pode acumular até 150 milímetros no fim de semana, como em Presidente Kennedy, que deve observar volumes expressivos de precipitação.

Para enfrentar possíveis riscos associados a essas condições, a Defesa Civil recomenda que a população esteja atenta a avisos adicionais e consulte o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dados detalhados.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor do Cidade Alerta e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor do Cidade Alerta e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.