Geral

Alunos de escolas particulares poderão se inscrever no projeto Escola Viva

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes e às equipes escolares e famílias; disciplinas eletivas; salas temáticas

Good-looking male student writing an exam
Good-looking male student writing an exam
Escola Viva vai atender alunos de escolas particulares também  Foto: R7

Alunos de escolas particulares vão poder se inscrever para o projeto Escola Viva. Segundo o secretário estadual de Educação, Haroldo Côrrea, após muitos pedidos de pais os jovens que vierem de escolas particulares também poderão disputar as vagas remanescentes.

“Estava aberta só para alunos vindos de escolas estaduais de ensino médio, agora vamos trabalhar e organizar as turmas. A partir desta terça (23) as vagas continuam abertas  para estudantes de escola pública e também particular”, confirmou Haroldo.

Das 480 vagas, 434 foram preenchidas, inclusive por alunos de fora da Grande Vitória. O secretário informou que há registros de jovens vindos de São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. “Soubemos de alunos que estão vindo morar na casa de parentes para participar do projeto”, contou.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes e às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

A Escola Viva terá um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar contará com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes irão escolher de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas como Cinema, Teatro, Sustentabilidade, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

As aulas começam no dia 27 de julho no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, em São Pedro, Vitória