Foto: Ritthichai/Getty Images

Um fenômeno meteorológico conhecido como anticiclone ou zona de alta pressão, tomará conta de parte do Brasil, nos próximos dias. O fenômeno atingirá diversos lugares do país, principalmente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

O sistema, caracterizado por uma massa de ar seco e quente, agirá como uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e promovendo um aumento das temperaturas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, o anticiclone é uma área de alta pressão que mantém o ar seco e quente em sua área de influência, inibindo a formação de nuvens de chuva. 

Este padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A previsão é de que o anticiclone se fortaleça nos próximos dias sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, antes de migrar para o Sudeste entre o final de abril e início de maio.

Devido à sua natureza descendente, o anticiclone impede a ascensão do ar, dificultando a chegada de frentes frias e favorecendo a permanência do ar seco e quente.

Previsão de onda de calor no Brasil

De acordo com as previsões da Climatempo, o Brasil está à beira de enfrentar mais um episódio de onda de calor, mesmo durante o outono. Caso se confirme, será a quarta vez que o país registra temperaturas recordes desde o início de 2024.

As áreas mais afetadas incluem Mato Grosso do Sul, Noroeste do Paraná, centro-oeste de São Paulo, Sul de Mato Grosso e partes de Goiás. Alertas de perigo potencial foram emitidos devido à baixa umidade do ar, que varia entre 30% e 20% em algumas regiões desses estados.

Embora a média de temperatura para abril em São Paulo esteja abaixo do normal, a previsão da Climatempo aponta máximas de 32 ºC no domingo (28/4) e na segunda-feira (29/4). A expectativa é de que as temperaturas permaneçam elevadas até o dia 2 de maio.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Criança de 1 ano prende a cabeça em grade e é salva pelos Bombeiros

Com o Brasil entrando no período de seca, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não prevê chuvas significativas na maior parte das regiões nos próximos dias. As precipitações serão restritas aos extremos do país.

*Com informações do Metrópoles.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.