Geral

Após chuvas, Cachoeiro cria gabinete de crise e acelera obras

Com duas ocorrências registradas, a prefeitura anuncia medidas para acelerar obras e reforçar ações emergenciais

Foto: Reprodução/Leitor

As chuvas intensas registradas em Cachoeiro de Itapemirim neste sábado (4) causaram transtornos em algumas áreas da cidade. Para responder às ocorrências e reduzir os impactos, a Prefeitura mobilizou equipes da Defesa Civil, das Secretarias de Obras, Manutenção e Serviços, e da Guarda Civil Municipal, que atuaram nos pontos mais afetados.

Conforme informações da Defesa Civil, o volume de chuva foi de aproximadamente 25 milímetros, com o nível do rio registrado em 2,60 metros, dentro da normalidade.

LEIA MAIS:

Ônibus com 26 passageiros cai em ribanceira e motorista morre em MG 

ES tem alerta de chuva forte em todas as cidades até segunda-feira

FOTOS | Chuva em Mimoso do Sul afeta casas e deixa ruas enlamaçadas

Duas ocorrências foram contabilizadas: a queda de uma árvore no bairro Nova Brasília, que atingiu o telhado de uma residência, e um deslizamento de terra no bairro São Luiz Gonzaga. 

Não houve registro de feridos, e equipes seguem trabalhando para desobstruir vias e realizar a limpeza nas áreas afetadas.

O coordenador da Defesa Civil, em vídeo divulgado, informa: 

“A árvore caiu em cima de duas residencias, tomamos as devidas providências e em breve estaremos liberando o local”.

No mesmo vídeo, o vice-prefeito da cidade, Júnior Corrêa, ainda acrescenta que a equipe também já está em ação nas demais regiões da cidade. 

“Estamos atuando para resolver esses problemas pontuais da chuva de ontem (4)”.

Foto: Reprodução/Leitor

Medidas emergenciais e planos preventivos

A prefeitura informou que ações estão sendo realizadas para atender às demandas mais urgentes, incluindo a limpeza de bueiros para melhorar o escoamento das águas pluviais. 

Também foi anunciado que recursos estão sendo destinados para equipar os órgãos que atuam em situações de emergência.

Para coordenar futuras ações em situações críticas, a administração municipal prevê a criação de um gabinete de crise, que será formalizado por meio de decreto nesta segunda-feira (6). 

O objetivo é integrar as secretarias e os órgãos municipais na gestão de problemas relacionados a chuvas intensas e outros eventos emergenciais.

Aceleração de obras de macrodrenagem

As obras de macrodrenagem no bairro Nova Brasília foram destacadas como uma das prioridades para evitar novos alagamentos. 

A empresa responsável foi acionada e a orientação é intensificar os trabalhos, incluindo atividades aos fins de semana e feriados, para acelerar a conclusão.

A Prefeitura reforça que a Defesa Civil pode ser acionada pelo número (28) 98814-3497 para atendimento em situações de emergência.

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.