Foto: Freepik

Com o sonho de viver uma aposentadoria tranquila e enriquecedora, muitos brasileiros têm buscado na cidadania italiana um passaporte para uma nova etapa da vida. 

LEIA MAIS:

Pedra nos rins? Médico explica 5 sinais silenciosos da doença e remédio caseiro

O que o plano de saúde é obrigado a cobrir? Veja 5 direitos e como cobrar

Como ganhar dinheiro com IA em casa? Veja 7 profissões em alta para garantir dinheiro extra

Entre os ítalo-descendentes, a possibilidade de obter o documento que garante o direito de residir na Itália tem se tornado uma escolha cada vez mais comum, especialmente para aqueles que valorizam qualidade de vida, acesso à saúde pública e um estilo de vida culturalmente rico.

ACESSO AO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO É UM DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Uma das principais vantagens destacadas é o acesso ao sistema de saúde italiano, o Servizio Sanitario Nazionale (SSN). O serviço oferece atendimento público robusto e de alta qualidade, algo essencial para quem está na terceira idade. A cidadania italiana garante aos aposentados brasileiros os mesmos direitos que os cidadãos nativos no uso do sistema.

“Para quem está na terceira idade, o atendimento médico de qualidade é essencial, e a Itália oferece um sistema público robusto, algo muito valorizado”, pontua Nátali Lazzari, especialista em genealogia e diretora da Avanti Cidadania.

LEIA MAIS: Tudo sobre yoga: para que serve, no que ajuda e como fazer em casa?

Foto: Pixabay

INFRAESTRUTURA E ESTILO DE VIDA 

Além disso, o país proporciona uma infraestrutura pensada para o bem-estar de todas as faixas etárias. Transportes eficientes e espaços urbanos voltados para a socialização tornam a rotina mais confortável e prazerosa. 

O estilo de vida italiano, que valoriza o contato humano, a natureza e o aproveitamento do momento presente, é outro atrativo para os novos residentes.

“Muitos de nossos clientes se encantam pela cultura local, que tem um ritmo próprio e enaltece o momento presente, seja em um passeio pelas vilas encantadoras, seja na oportunidade de redescobrir tradições familiares que resgatam seus ancestrais”, acrescenta Nátali.

LEIA MAIS: Influencer é impedida de criar conta em banco por ser bonita demais

Foto: Divulgação

COMO OBTER A CIDADANIA ITALIANA?

Para obter a cidadania italiana, é necessário cumprir etapas que envolvem verificar a elegibilidade, consultar um especialista e reunir documentos que comprovem a descendência. Segundo a especialista, o suporte profissional facilita o processo, acelerando os trâmites e garantindo maior segurança para os interessados.

Foto: serghei_topor/Pixabay

QUALIDADE DE VIDA E RAÍZES FAMILIARES SE ENCONTRAM NA ITÁLIA

A cidadania italiana oferece mais que uma conexão com as raízes; é uma oportunidade de começar um novo capítulo com qualidade de vida, segurança e experiências culturais enriquecedoras.

“Vale ressaltar que esse direito pode ser adquirido agora e usufruído por toda a vida”, finaliza Nátali.

LEIA MAIS: Qual azeite é bom? Anvisa divulga lista de 11 marcas proibidas

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.