Geral

Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos

Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos

A Argélia anunciou na terça-feira, 24, o rompimento das relações diplomáticas com o Marrocos, alegando “ações hostis” do país vizinho, após meses de tensões entre esses dois. O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abulgueit, pediu calma às nações.

“Os serviços de segurança e propaganda marroquinos estão travando uma guerra contra a Argélia, seu povo e seus líderes, espalhando rumores e informações maliciosas e inflamatórias”, disse o chanceler argelino, Ramtane Lamamra.

A chancelaria do Marrocos lamentou o que chamou de decisão completamente injustificável e rechaçou os pretextos que foram apresentados. No fim de julho, o rei Mohamed VI, do Marrocos, havia convidado o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, a trabalhar para o desenvolvimento das relações entre os dois países.

Argélia e Marrocos, rivais que lutam para impor sua influência na região do Sahel e na África Ocidental, colecionam tensões em suas relações desde que os argelinos conquistaram a independência da França, em 1962. A diplomacia entre eles sofreu um revés nos últimos meses, especialmente em função da espinhosa questão do Saara Ocidental.

A normalização das relações diplomáticas entre Marrocos e Israel – em troca do reconhecimento pelos EUA da soberania marroquina sobre o Saara Ocidental – alimentou as tensões com Argel, que denunciou manobras estrangeiras para desestabilizar a região.

“A provocação marroquina atingiu seu clímax quando um delegado marroquino na ONU pediu a independência do povo da região de Cabília”, acrescentou Lamamra. Essa é uma linha vermelha para Argel, que se opõe totalmente a quaisquer aspirações de independência na Cabília, uma região berbere no nordeste da Argélia.

As relações diplomáticas entre os dois países foram interrompidas pela primeira vez em 7 de março de 1976 por Rabat, após o reconhecimento, pela Argélia, da República Árabe Sarauí Democrática (RASD), autoproclamada pelos independentistas da Frente Polisário, no Saara Ocidental. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.