Geral

Associação diz que agrotóxicos usados no País passam por aprovação federal

Associação diz que agrotóxicos usados no País passam por aprovação federal Associação diz que agrotóxicos usados no País passam por aprovação federal Associação diz que agrotóxicos usados no País passam por aprovação federal Associação diz que agrotóxicos usados no País passam por aprovação federal

Rio – A Associação Nacional de Defesa Vegetal, que reúne empresas produtoras de agrotóxicos, reagiu à recomendação da Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgada nesta quarta-feira, 08, para que se adote uma “redução progressiva e sustentada” do emprego de agrotóxicos nas plantações, diante das evidências de que a exposição aos pesticidas está ligada a casos de câncer.

A associação argumenta que “todos os defensivos agrícolas autorizados para o uso em nosso País passam pelo crivo e aprovação de três ministérios”. “Levada ao extremo, a volta da lavoura arcaica – que alguns defensores tanto admiram no conforto dos seus escritórios bem refrigerados – aniquilaria a competitividade dos campos, sobretudo dos pequenos lavradores – cerca de 70%, dos cinco milhões de agricultores do país”, diz o texto.

Foi a primeira vez que o Inca se pronuncia oficialmente contra o uso de agrotóxicos. O Brasil é o maior consumidor desses produtos químicos no mundo.