Geral

Ativistas denunciam prisão de mais de 80 pessoas em Cuba

Ativistas denunciam prisão de mais de 80 pessoas em Cuba Ativistas denunciam prisão de mais de 80 pessoas em Cuba Ativistas denunciam prisão de mais de 80 pessoas em Cuba Ativistas denunciam prisão de mais de 80 pessoas em Cuba

Havana – Mais de uma centena de dissidentes cubanos foram detidos neste domingo entre os quais vários ativistas de direitos humanos e participantes do grupo Damas de Branco, que lutam pela libertação de familiares presos pelo regime comunista.

Berta Soler, líder das Damas de Branco, explicou que 53 representantes do grupo e 36 ativistas de direitos humanos foram “detidos entre o meio-dia e às cinco da tarde de domingo”, no encerramento da tradicional marcha dominical.

Contudo, ela disse à Associated Press que realiza uma avaliação para saber a cifra exata dos detidos na ilha.

O presidente da Comissão Cubana de Direitos Humanos, Elizardo Sánchez, estima que foram registradas “entre 150 e 200 detenções” no domingo em todo o país. Ele informou ainda que está realizando um levantamento em toda a ilha para saber o número exato de prisões.

As detenções ocorrem dias antes da segunda reunião entre Cuba e Estados Unidos, programada para ser realizada na sexta-feira em Washington e na qual as delegações falarão sobre o restabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. Fonte: Associated Press.