Geral

Autoridades catalãs enviam carta sobre consulta popular ao premiê Mariano Rajoy

Autoridades catalãs enviam carta sobre consulta popular ao premiê Mariano Rajoy Autoridades catalãs enviam carta sobre consulta popular ao premiê Mariano Rajoy Autoridades catalãs enviam carta sobre consulta popular ao premiê Mariano Rajoy Autoridades catalãs enviam carta sobre consulta popular ao premiê Mariano Rajoy

Madri – Autoridades catalãs enviaram uma carta ao primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, pedindo por negociações em torno de uma consulta popular sobre a independência da Catalunha, inicialmente marcada para 1º de outubro.

Funcionários do governo espanhol rejeitaram a votação unilateral. Rajoy afirmou que uma reforma constitucional, por meio de uma forte maioria no Parlamento nacional, é o único caminho para uma votação legal.

Políticos separatistas lançaram a campanha pelo ‘sim’ na quinta-feira à medida que avançam com a votação, apesar da proibição de uma corte superior do país e de uma investigação criminal contra três dos quatro prefeitos catalães que apoiam o movimento.

Na carta, o presidente da Generalidad da Catalunha, Carles Puigdemont, e a prefeita de Barcelona, Ada Colau, também dizem que a Espanha lançou uma “ofensiva de repressão sem precedentes”. A carta diz que uma cópia está sendo enviada ao rei Felipe VI. Fonte: Associated Press.