Geral

Autoridades gregas retiram imigrantes de parque em Atenas

Autoridades gregas retiram imigrantes de parque em Atenas Autoridades gregas retiram imigrantes de parque em Atenas Autoridades gregas retiram imigrantes de parque em Atenas Autoridades gregas retiram imigrantes de parque em Atenas

Atenas, 16 – Autoridades gregas começaram a retirar neste domingo imigrantes que estavam vivendo em tendas em um parque de Atenas, mas muitos deixaram o local antes da operação. Ônibus da brigada de incêndio levaram os imigrantes, a maioria do Afeganistão, para uma área com 90 contêineres no distrito de Votanikos, na capital grega. Cada contêiner pode abrigar até oito pessoas e possui ar condicionado, água encanada e banheiro.

O governo disse que o local não é um centro de detenção e que todos são livres para ir e vir. Segundo a polícia, no entanto, cerca de um terço dos quase 300 imigrantes que estavam vivendo no parque deixou o local antes da operação. Outros 30 se recusaram a sair.

A polícia disse que 171 pessoas foram levadas para a área de contêineres, mas ainda há muitos imigrantes em outros espaços públicos de Atenas. Mais de 130 mil imigrantes chegaram à capital do país somente neste ano. “Tenho medo de que eles nos mandem de volta para o Afeganistão, tenho medo de ser enviada para um local com cercas de onde eu não possa sair”, disse a imigrante afegã Zahra Mohseni.

Outros gostaram da mudança. “É muito melhor. As pessoas estão muito satisfeitas”, disse outro afegão, Arash Himati, sobre a área de contêineres. O local fica distante de outras residências, mas alguns moradores de Votanikos se reuniram para protestar contra a presença dos imigrantes. Os manifestantes, no entanto, foram mantidos a distância por policiais. Fonte: Associated Press.