Não espere por mais uma crise para descobrir

Como diria o ditado: “a gente só da valor depois que perde”. Essa parece ser a realidade que a maioria de nós sempre viveu. Tomamos por garantidos nossos empregos, amizades, relacionamentos, família, enfim, a vida.

Enquanto jovens, acreditamos possuir uma “saúde de ferro” e nos permitimos exageros dos mais variados: excesso de comida, noites mal dormidas e até brincadeiras arriscadas. Ainda assim, ouvimos jovens falando como gostariam de ser adultos, ganhar seu próprio dinheiro e comandar a própria vida.

Quando mais velhos, imaginamos já ter a “cabeça feita” e adotamos hábitos não tão saudáveis, adquiridos ao longo de nossa experiência como se estivessemos no controle de tudo. Ainda assim, ouvimos os adultos falando como gostariam de ser jovens, viver sem preocupação e sem as responsabilidades de uma vida.

Parece ser sempre assim: um ciclo infindável de desejar aquilo que não temos sem saber apreciar tudo aquilo que já possuímos. Ora sonhando acordados sobre o futuro, ora lembrando saudosos sobre o passado.

A impermanência da vida indica que agora é o único momento que realmente temos, e por isso a importância de concentrar na realidade que está a nossa frente, nas pessoas ao nosso lado e nas escolhas que estamos fazendo.

Certos ou errados, tomando decisões boas ou ruins, todos somos colocados diante deste momento em reflexão. Sabemos que será diferente, precisamos que seja melhor.

A verdadeira mudança começa dentro de cada um de nós. Em nossas casas e famílias, nossas escolhas e amigos. Começa em nossa comunidade, nossos trabalhos.

Sentimos vibrar essa força dentro de nós dizendo que ainda temos muito a realizar, que podemos mais, que somos mais. Quem queremos ser daqui pra frente é a pergunta a ser respondida.

Por pior que sejam as crises, elas nos forçam a adaptar, reinventar, criar, modificar. Nos fazem unir esforços para supera-las. E por mais que acreditamos que a crise acontece do lado de fora, também precisamos lidar com as crises que acontecem do lado de dentro.

“Quando você se permitir o que merece, irá atrair o que precisa” – e talvez fosse esse o intervalo que precisávamos para nos organizar e conduzir uma “faxina pessoal”.

Comece hoje, comece agora – seja a mudança que você quer ver no mundo. Não espere por mais uma crise para descobrir o que realmente importa pra você.

*artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

10 Respostas para “Não espere por mais uma crise para descobrir

  1. A vida é uma experiência única de grandes aprendizados, na maioria das vezes aprendemos errando, mas o mais importante é termos consciência de sermos gratos por todos os desafios que que fazem parte do nosso processo evolutivo.

  2. Tão adequado ao momento que vivemos. Que tenhamos sabedoria pra extrair o aprendizado, mas principalmente que tenhamos força pra mudar, ao compreender! Parabens Rafael, lindo texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *