Apoiar o comércio local é mais que solidariedade, é inteligência e visão

Em virtude da pandemia, temos observado surgirem diversas iniciativas solidárias que abrangem movimentos de doação de comida, dinheiro, apoio a quem tem passado necessidade e suporte a instituições de caridade e terceiro setor.

Em meio a tudo isso surgem também movimentos de apoio aos comércios locais, que pelo momento, acabam levando inúmeras pessoas a acreditarem que este apoio seja só mais um ato de solidariedade.

Apoiar os comerciantes locais na verdade é muito mais do que um gesto de bondade, é também uma decisão inteligente e de visão, e aqui compartilho porque acredito nisso.

Micro empreendedores individuais (MEI), micro empresários (ME) e empresários de pequeno porte (EPP) juntos respondem por mais de 90% dos estabelecimentos privados no Brasil. Não o bastante, empregam mais de 50% da população brasileira com carteira assinada.

Pensando exclusivamente na manutenção de empregos, e entendendo que a falência de comerciantes locais poderia ocasionar desemprego em massa aumentando a miséria e a violência no Brasil, apoia-los então torna-se uma atitude inteligente e até certo ponto, de auto-preservação.

Seguindo adiante, quando analisamos um recorte da economia brasileira entre Janeiro a Agosto, levando em conta os últimos 14 anos (2006 a 2019), percebemos que micro e pequenas empresas, ou comerciantes locais, sempre foram responsáveis por maior criação de postos de trabalho formais, e menor extinção (demissão) diante de crises, quando comparadas as médias e grandes empresas.

Dito isso, ao pensar na retomada da economia brasileira e no mercado consumidor nacional, apoiar o comércio local seria uma decisão de visão pois traz maior retorno no curto e no longo prazo. Muito além do emprego por si só, vale considerar o impacto que estes rendimentos tem em diversas famílias, permitindo em alguns casos, que os mais jovens possam estudar ao invés de serem obrigados a trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias. Aí o impacto em níveis de escolaridade e tudo mais que desdobra.

Analisando apenas por estes dois aspectos, já seria o bastante para entender a idéia. Como empreendedor, aproveito ainda para mandar força a cada herói e heroína que arregaça as mangas diariamente tentando criar algo melhor para si, para seus filhos, e para o Brasil.

Empreender, não importa o tamanho, já é um desafio. Empreender no Brasil e enfrentando uma pandemia, é um desafio maior ainda que só me confirma uma coisa: o brasileiro realmente precisa ser estudado, no bom sentido.

Hoje ficou claro pra mim o lema “sou brasileiro e não desisto nunca”. Seja inteligente e tenha visão: apoie o comércio local.

*artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

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12 Respostas para “Apoiar o comércio local é mais que solidariedade, é inteligência e visão

    1. Isso pode acontecer por diversos motivos:

      Aumento do fornecedor
      Despesas fixas+ funcionarios que ele nao demitiu na pandemia+ embalagem ( acredite, sai muito mais caro para a padaria do seu bairro vender do que um supermercado!)
      Ele está ai todos os dias, para quebrar seu galho quando voce precisa de um leite em um domingo a noite e voce nem precisa pegar um carro para ir até lá!

      O momento nos pede. Que possamos sempre nos colocar no lugar do outro!

  1. Trabalho com vários empreendedores locais, e admiro a dedicação e persistência em se reinventarem nesse momento de crise, para manterem seus negócios abertos, e não demitir seus funcionários. Merecem todo apoio!

  2. É uma visão unilateral .. sei pois enfrento isso na minha empresa. É uma regra que solicita ao consumidor a apoiar o comercio , mas na hora do comercio apoiar as empresas locais, encentivar as outras empresas os pequenos produtores, na hora de comprar e adquirir serviços, eles memo não apoião esta ideia. Vão comprar onde estiver mais barato, normalmente SP, MG,GO etc… e é assim que funciona o mercado.

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