Descubra se você cuida bem do seu tempo e da sua vida

Ao chegarmos ao mundo quando nascemos, a única garantia que temos é que um dia o deixaremos. Quanto tempo de vida temos é uma incógnita, previsível apenas em modelos matemáticos que observam o passado e estimam o presente/futuro, ainda assim incertos, especialmente em momentos como este que vivemos quando um vírus é capaz de bagunçar toda e qualquer previsão.

Na maioria das vezes escutamos as pessoas reclamarem ou ao menos apontarem a falta de tempo como um problema. Nos dias de hoje, parece que temos tempo de sobra e ainda assim, um problema. Se tempo é sempre “o problema”, então nossa vida será sempre um problema: tempo é vida. Não existe tal coisa como ganhar tempo assim como não existe ganhar vida. O que conseguimos é otimizar, economizar, selecionar onde e como usamos nosso tempo, e por consequência, como vivemos nossa vida.

A vida, ou tempo, é finita. Cada dia que acordamos não se trata de mais um dia, porém menos um dia. A idéia portanto não é correr, mas de verdade, saber escolher onde dedicar. Como você cuida do seu tempo? Como você cuida da sua vida? Estar ciente de que fazemos escolhas diariamente e são elas que melhoram nossa vida e valorizam nosso tempo, ou ao contrário, que pioram nossa vida e desperdiçam nosso tempo.

No meio digital podemos destacar como exemplo o tempo que passamos em redes sociais: se acompanhamos perfis que agregam conhecimento, que motivam nossa evolução, que entregam valor ou tendemos a acompanhar perfis de conteúdo superficial, que despertam inveja e negatividade, e nos colocam dando mais atenção a vida alheia do que nossa própria vida.

No campo prático, ainda mais objetivo, quem são as pessoas com as quais convivemos. Como diria Jim Rohn: “nós somos a média das cinco pessoas com as quais passamos mais tempo”. Neste ponto, quem são estas pessoas, o que temos conversado com elas, como nos sentimos perto delas, como nos comportamos diante delas, e se outras companhias podem somar.

No campo emocional, vale refletir sobre as emoções que seguimos cultivando. Temos carregado mágoas, raiva, agressividade ou seguimos compartilhando amor, empatia e positividade? Qualquer que seja o sentimento, se ele está armazenado então demanda energia, ou vida, ou tempo.

Sabendo de tudo isso e avaliando os três pontos: redes sociais, na prática e o emocional, você diria que cuida bem do seu tempo e da sua vida? Fica a reflexão, ótima semana.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

9 Respostas para “Descubra se você cuida bem do seu tempo e da sua vida

  1. Ótima reflexão! “Qualquer que seja o sentimento, se ele está armazenado então demanda energia, ou vida, ou tempo.” Grande abraço!

  2. Quem melhor nos entende é mesmo o dono da vida!
    Porque tempo sempre teremos e temos,a gerença do mesmo é o nosso problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *