Você conhece o combustível da alma e impulso da vida?

Na boa, pelo que você é grato hoje? Sem conversa fiada e indo direto ao ponto, o que neste momento você pode genuinamente agradecer? Se você levou mais do que alguns segundos para começar a responder, com certeza há espaço para aprender. Se você disse nada ou reclamou, então definitivamente, há espaço para muito mais aprendizado.

Qualquer que seja a limitação que você possa estar imaginando, em todo caso ela só é possível se houver a vida. Sem vida, não haveria que se falar em limitação. E isso por si só já é o bastante para começar a agradecer. Na sequência, se além de estar vivo você tem a saúde física e mental que te permite fazer a leitura deste e outros textos e absorver conhecimento, então mais uma vez, há razões para ser grato.

Se em algum ponto de sua vida você amou ou foi amado, então vivenciar a experiência do amor por si só já poderia ser o bastante para agradecer. Se você já se emocionou, sentiu alegria ou tristeza, então o sentir por si só poderia ser motivo para agradecer.

Mas caso nada disso lhe seja o bastante, é possível pensar que para ler esta matéria você pode estar acessando de um computador ou celular, e em ambos os casos, você já tem muito mais do que muitas outras pessoas tem. Isso, por si só, também seria motivo para agradecer.

Eu poderia discorrer sobre as inúmeras razões de sermos gratos apesar de toda e qualquer dificuldades que estejamos enfrentando. Digo isso pois sempre haverá “alguém numa realidade pior” que faz pensar que tudo o que você reclama na verdade é uma benção.

Quando aceitamos que a vida é um presente que nos é concedido diariamente, passamos a compreender que tudo mais serve para nos ajudar a evoluir. Devemos portanto refletir na medida do que os acontecimentos pretendem nos ensinar.

Ao nos aproximarmos da gratidão, criamos o espaço necessário para olhar a vida com outros olhos, sentir com outros sentidos, viver com outra intensidade. Não pretendo ser um sonhador que fala de um mundo bonito, mas o praticante que o constrói diariamente.

Diante de nós um oceano de possibilidades: podemos reclamar do vento, esperar a maré acalmar ou começar a ajustar as velas. Em todo caso, qualquer escolha só é possível por estarmos vivos. Gratidão é o combustível da alma e o impulso da vida, sem ela morremos a cada noite; com ela vivemos a cada amanhecer.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

9 Respostas para “Você conhece o combustível da alma e impulso da vida?

  1. Exatamente! Ter gratidão é fundamental para que as coisas prosperem em nossas vidas. Não só pelas coisas boas, mas pelos momentos desafiadores também. Acredito que tudo acontece com um propósito, nos ensinando e nos apontando a direção de pontos que merecemos buscar a evolução. Quando percebemos que ser grato tem um uma energia poderosa e que as coisas começam a acontecer de maneira natural, a vida passa a ser mais leve.

  2. Ufa consegui achar o artigo que estava precisando e
    poucos conseguem ter essa informação correta e
    relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *