Sonhe com a cabeça nas nuvens, realize com os pés no chão

Sonhar é bom demais, é no que eu acredito. De verdade, seja dormindo ou acordado, ficar imaginando cenários bacanas ou grandes feitos e conquistas, e sentir por alguns segundos um pouco da emoção daquele pensamento, é surpreendente. Sonhar inclusive é o que mantém muitas pessoas motivadas, afinal, o desejo de concretizar algo no futuro pode sim impulsionar o presente.

É exatamente por isso que por mais que “nossas cabeças estejam nas nuvens” é importante que nossos pés estejam no chão. O mundo em que vivemos é físico e a ordem de materializar resultados é cumprir suas etapas. Não damos um passo no início e outro no final de uma corrida, ao contrário, o que marcam são os vários passos que damos entre o começo e a linha de chegada.

Ter os pés no chão não significa limitar-se ou ser pessimista, mas em especial, ser realista. Olhar para a realidade que estamos inseridos, nossa rede de contatos, reconhecendo as possibilidade que se mostram presentes diante de nós irá permitir com que nossas decisões sejam mais assertivas, identificando o que nos aproxima ou distancia daquele nosso sonho.

Aqui é importante fazer uma distinção entre sonhos e desejos. Imagino sonho como algo bacana, tido como grandioso para a pessoa, que coroa sua superação e dedicação ao longo do tempo: um “troféu da vida”. Já desejos tenho por coisas efêmeras, passageiras, que podem se assemelhar as vontades que surgem de tempos em tempos, e estão ligadas a prazeres mais momentâneos ou até acessíveis sem tanto esforço.

Na sociedade atual muito está ao nosso alcance com alguns cliques, e com isso podemos esquecer que as grandes construções são feitas dia após dia, como o prédio que se edifica um andar após o outros. Ás vezes nos confundimos e achamos que “acabou” quando atingimos um limite, meta ou objetivo. Mas uma coisa é certa: sempre há mais por vir.

Não se trata de ser ambicioso e nem ganancioso, e sim de compreender que a vida é fluxo contínuo, e como num rio não dá pra ficar parado: ou você está remando ou sendo levado pela correnteza.

Para essa semana e início do novo mês, estimo que sejamos capazes de viver nossos dias com a garra do constante buscador, que não se contenta com a mediocridade e pratica sua grandeza a cada instante.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *