Você se lembra quando foi sua última primeira vez?

Não confunda o intuito do título, a pergunta é mais simples do que parece: qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez, você se lembra? Ao longo da vida vamos estabelecendo rotinas com o intuito de facilitar a ordem das coisas ou agilizar a execução de tarefas, mas sem perceber acabamos criando ciclos repetitivos infindáveis.

Aquela história do nascer, crescer, estudar, formar, ter um emprego, namorar, casar, ter filhos e repetir o ciclo adiante, incluindo ai bens adquiridos e boletos pagos, pode soar familiar a muito mais gente do que imaginamos. Não se trata de correr grandes riscos, mas simplesmente ousar começar algo novo ou aprender um conhecimento diferente. Um novo esporte, um novo hobby, enfim, qualquer coisa que te desperte aquela sensação do desconhecido.

Temos capacidades muito além do que exercitamos, e às vezes só falta algum impulso que pode vir de dentro ou de fora. Isso ficou comprovado nestes tempos de pandemia. Um impulso externo intensificou a migração pro meio digital/online, como uma forma de vender produtos ou conectar com clientes e prestar serviços.

Outras tantas pessoas e empresas com alta capacidade tecnológica e organizacional foram forçadas a apostar no trabalho remoto e em video conferências para não deixar de produzir. Empresas concorrentes foram obrigadas a cooperarem pela sobrevivência mútua frente a um risco de extinção simultânea.

Na proporção do indivíduo, cada pessoa pode alargar suas capacidades a medida que insere novos estímulos em sua própria vida, descobrindo a cada momento seu real potencial. E acredite, isso se aplica a todas as zonas de sua vida. Novos conhecimentos servem de estímulo a capacidade mental e racional, e com isso permitem vislumbrar novas oportunidades e tomar melhores decisões.

Incluir mudanças no campo da alimentação e exercício tendem a desdobrar uma capacidade física que permite novas cargas de trabalho ou maior qualidade e atenção no que se desempenha a cada momento.

Tire da gaveta aquele sonho de criança ou vontade de jovem, por mais simples que lhe possa parecer: aprender um instrumento, viver uma experiência, fazer aula de canto ou praticar um novo esporte…quem escolhe é você. Não espere mais por aquele momento que ainda não chegou, crie ele agora e viva-o enquanto há tempo.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *