O que podemos aprender com um jovem de 15 anos?

Para muitos talvez não haja muito o que aprender com pessoas tão jovens, mas é exatamente este paradigma que desejo desconstruir. Sinceramente acredito que podemos aprender com todas as pessoas, e qualquer um pode ser fonte de inspiração, independente de quaisquer variáveis.

Ontem realizei uma Live em meu perfil, basta clicar aqui para assistir, com o Antônio Colodetti, jovem de 15 anos, natural de Linhares/ES, quem cruzei caminhos num bate-papo online que participei a convite do Grupo Domingos Martins, que visa formar jovens lideranças abordando pilares de liberdade, economia e política.

Segundo Antônio, gostou do que compartilhei e passou a me seguir nas redes sociais. Além disso, começou a enviar os textos e artigos que escreve sobre política e economia, que por sinal envia a dezenas de pessoas sem qualquer expectativa: “se eu não mandar, não perco nada. Se mandar eu tenho chance de ganhar algo”.

O mesmo Antônio que já foi um aluno “gordinho e bagunceiro” já foi goleiro nos times de base do Havaí, Atlético e Bahia, e confessa que nesta época todos o amavam. Porém, quando começou a escrever sobre política e economia, com sua visão liberal, percebeu que muitos o “odiaram” desde familiares e professores, até amigos que se afastaram. Mesmo diante disso, ele disse que “fazia o que achava que era bom pra si, e se dedicava ao que gostava”.

Muitas vezes no entanto, voltou ao futebol se afastando da política e economia, pensando como seria mais amado ou reconhecido. Mas pra não desistir da política e economia, sempre procura se lembrar que “talvez passar por essas barreiras pode faze-lo alguém maior do que o próprio futebol, e ser alguém influente que pode ajudar a sociedade de alguma forma”.

Sua mãe dizia que ele precisava trabalhar, e após certa resistência, foi trabalhar com o tio na empresa de polpa de frutas. Carregando sacos de frutas em pouco tempo se cansou e resolveu, mais uma vez, tentar voltar pro futebol o que também não deu certo. Algum tempo depois, por produzir conteúdo próprio, de textos e posts, pensou em oferecer para seu Tio a gestão da rede social de sua empresa, o que foi aprovado e começou a ganhar seu próprio dinheiro.

Segundo ele, apenas fez isso pois queria ter a liberdade de comprar o que queria “como um açaí, ou sair com alguém”, e a medida que foi fazendo “foi aprendendo, tentando e errando”. Seus sonhos são muitos e a única certeza que tem é que deseja impactar a vida das pessoas. Pela vontade que carrega e a história que está construindo, arrisco dizer que não importa o que decida, certamente terá sucesso.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

Um comentário em “O que podemos aprender com um jovem de 15 anos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *