Educação à distância: realidade cada vez maior

Nem todos tem amplo conhecimento da aplicação das tecnologias até o momento que alguma coisa acontece, como uma pandemia, e naturalmente o mundo coloca atenção sobre aqueles temas. Este é o caso da Educação à Distância, conforme conversei na Live de ontem com o Romulo Sthel, CEO do Estudando.com, plataforma de aulas online para Ensino Médio, Pré-Vestibular e preparatório pro ENEM.

A startup e o empreendedor capixaba iniciaram suas atividades 4 anos atrás, com o intuito de apoiar as escolas no processo de digitalização do ensino, como reforço para aprendizagem e formatos distintos para os alunos. Atualmente com mais de 10.000 alunos e mais de 50 escolas cadastradas, Romulo conta que os desafios são diferentes em cada momento.

No início havia um preconceito com a idéia de educação a distância que vinha sendo quebrado aos poucos. Foi durante a pandemia porém que este conceito recebeu uma adesão em massa, uma vez que as pessoas foram obrigadas a se adaptar. Nesta linha, o que se vê neste momento é o ensino híbrido, onde mesmo retornando aulas fisicamente, os alunos ainda poderão optar por assistir aulas online. Neste formato, o desafio passa a ser o engajamento dos alunos diante de aulas mais longas.

Romulo destaca que o digital é um outro meio, e portanto requer outros formatos. Desde a capacitação dos professores até a edição das aulas, tudo é modelado para obter o melhor aproveitamento dos alunos. Não apenas isso, o uso da tecnologia por trás da plataforma permite que o estudante acesse aqueles assuntos que mais fazem sentido para sua evolução, sejam os temas que não domina tanto, ou também aqueles mais direcionados a suas escolhas profissionais.

Em sua percepção, o momento atual tem permitido novos insights em relação ao processo de aprendizagem inclusive potencializando o relacionamento com os educadores. Esta combinação tem permitido novos métodos que caminham para a personalização do ensino, respeitadas as características de cada um e preservando uma base comum.

Não somente isso, o digital permite ampliar o acesso a ensino de qualidade com custos de investimento menores, especialmente no poder público. Em todo caso, as próximas gerações tendem a aproveitar os potenciais destas inovações cada vez mais.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

 

2 Respostas para “Educação à distância: realidade cada vez maior

  1. Não há duvida que o ensino a distancia irá ser fato em nossa educação moderna, porém nada irá substituir o abraço, o contato os ensinamentos que a própria geração possa passar um ao outro. inerente ao ser humano viver em comunidade, nada irá substituir essa primícias. “O homem é por natureza um animal político” Aristóteles.

  2. Oi Rafael,
    Nossa! Como você é bonito!! E além disso, é inteligente e bem formado. Delícia você heein!!
    Na verdade, agora sou seu fã!!
    Parabéns pelo artigo, Você é demais!!
    Vou deixar meu whats, me liga ou deixa mensagem.
    Top você hhein!! Lindo!!
    abrçs.

    edson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *