Faça as pazes com suas raízes

Na maioria dos artigos costumo falar sobre pessoas em geral, mas é sempre importante reconhecer que me inspiro em vivências pessoais para conseguir transferir aprendizados que tenham de alguma maneira me ajudado a seguir adiante superando obstáculos e alcançando novos patamares.

A pandemia suspendeu meu visto para India e a idéia de morar fora desenvolvendo nossa plataforma da Positiv Network no exterior, forçando a estadia em Vitória, próximo a família e amigos de longa data. Num primeiro momento isto se mostrou um desafio, afinal, onde fomos criados por vezes é o lugar onde guardam-se muitas mágoas e memórias.

Por outro lado, procurei entender qual era a razão de permanecer aqui neste momento, e me recordei de um ensinamento que diz:  “onde a ferida foi causada, também é o lugar onde ela é curada”.

Por incrível que pareça, acreditar nisso tem me levado a percepções que aliviam o coração. Primeiro porque mesmo vivendo em Vitória grande parte da minha vida, nunca tinha interagido tanto com a natureza quanto nos últimos tempos. Isso me fez reconhecer o quanto abençoado havia sido por nascer num lugar tão maravilhoso.

Estando próximo a família e vivenciado alguns “dramas do passado” pude perceber que já não sou mais a mesma pessoa, e por isso mesmo tais relações já não exercem o poder que antes tinham sobre mim, nem pro bem nem pro mal. É possível amar sem buscar reconhecimento e perdoar sem querer nada em troca.

Por fim, em linhas gerais, tendo sido um jovem falante e de várias idéias, algumas vezes enfrentava resistência de pessoas próximas que também queriam ser ouvidas (ou que não queriam me escutar), e em contrapartida, atualmente escrevo neste Blog e compartilho pensamentos na Rádio Jovem Pan. De certo modo, uma ironia do destino: aquele que em algum momento foi calado, agora é estimulado a falar.

Sob todos estes aspectos, fica perceptível que fazer as pazes com nossas raízes permite darmos um salto adiante, e seguir em frente na vida, sem o peso de acharmos que temos algo mal resolvido para trás. É um verdadeiro libertar-se de amarras, sabendo que para criar o futuro pra frente, precisamos deixar nosso passado para trás.

O próximo passo é inaugurar nossa plataforma digital e seguir trabalhando para apoiar o desenvolvimento da consciência humana. Pessoas positivas constroem um mundo positivo, é nisso que acreditamos.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

 

9 Respostas para “Faça as pazes com suas raízes

  1. Parabéns Rafael !! Texto muito inspirador. Independentemente do quanto cresçamos e desenvolvamos, nossas raízes permanecem. Impossível negligenciarmos.

  2. Grata Rafael por tão nobres palavras e entendimento da vida e de seus acontecimentos e assim inspirar outras pessoas a olhar e ressignificar para seguir com positividade e amor à vida e ao viver.🙏🙏🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *