Aprendizagem à distância: pega a visão

Em pleno século 21, te convido a não ser mais uma daquelas pessoas com racional limitante que cria impecílios e barreiras, mas que em contrapartida, imagine pra cada problema uma nova solução.

Embarco no questão da aprendizagem à distância, a partir da Live (clique aqui) de ontem com o Flávio Janones, Diretor de EAD do Grupo Multivix. Destarte vale destacar que o grupo com origem capixaba já se faz presente em mais de 19 estados com mais de 220 unidades, e em franca expansão, inclusive com seu novo modelo de negócios de parcerias para ensino à distância.

Percebam que o tema do bate-papo foi aprendizagem à distância, exatamente por entender que o aluno, o professor e a própria instituição passam por um processo de inovação pessoal, desenvolvendo novas características e habilidades para este tipo de interação digital. Segundo Janones, “estas pessoas estão sendo preparadas para a demanda atual e futura do mercado”, que ficou cristalino diante da pandemia, passa pelo meio digital.

Se você é uma daquelas pessoas que ainda questiona a qualidade da apredizagem à distância, já pode parar. Dados e pesquisas revelam que as avaliações feitas pelos alunos tem sido melhores em alguns casos, e os resultados obtidos por estes mesmos alunos acabam por superar o ensino presencial em pontos comparados.

Se essas informações não forem o bastante para abrir a cabeça, é importante observar a relevância do EaD no que diz respeito ao acesso. Hoje a Multivix conta com alunos indígenas ou pertencentes a pequenas cidades a exemplo de Brejetuba no Espírito Santo. As turmas formadas já incorporam alunos de todo o Brasil, o que permite um aprendizado e interação ainda maior entre o grupo, ampliando sua rede de relacionamentos e descobertas além da sua localização territorial.

Um exemplo que Janones trouxe foi exatamente de uma turma digital de Agronomia, que por iniciativa própria dos alunos criou seu próprio grupo de Whatsapp e se conectou através do LinkedIn, incluindo ele e outros professores da Instituição. Ações sociais foram capitaneadas pela Instituição em resposta a demanda do grupo.

Por último e também importante, recordo que os valores dos cursos à distância são muito mais em conta do que o ensino presencial, e permitem o estudo na sua comodidade e organização, mas requerem disciplina e dedicação. A idéia de que o Ensino Superior era pra poucos ficou pra trás, e essa transformação já começou. O próximo passo é com você, vale a pena conferir.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

Um comentário em “Aprendizagem à distância: pega a visão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *