Já pensou em transformar presentes em doação?

Com toda certeza você já ganhou presentes ou brindes, seja em celebração de aniversário, conquistas, ou datas comemorativas como no Natal, que de verdade não “fizeram muita diferença”. É claro que no quesito de sentimento e atitude o presente tem seu valor, porém, por vezes ganhamos coisas que não precisamos ou que não nos trará uso ou benefício algum.

Nessas horas, a tendência natural é pensar como esse valor que foi gasto poderia ter sido melhor utilizado, ou mesmo, como a celebração de um aniversário poderia ter servido a propósitos maiores. Algumas pessoas inclusive já adotam essa postura solicitando que as pessoas doem alimentos e roupas com intuito de passar adiante como apoio social.

O que alguns fazem de vez em quando, se tornou uma idéia de negócio social criado por três mulheres empreendedoras no Rio de Janeiro, a TagHope. Inclusive ontem tive a oportunidade de conversar numa Live no Instagram com a Lidia Pessoa, uma das fundadoras deste projeto. A startup que nasceu em 2017 passou por processos de aceleração e captação de recursos, tendo desenvolvido sua plataforma web permitindo que o usuário crie seu evento e o conecte a uma entidade social, de maneira que seus presentes se tornem doações.

Para Lidia o grande desafio ainda é a cultura da doação que no Brasil passa por um estigma de caridade, enquanto em outros países a exemplo dos Estados Unidos, a cultura da doação é tida como uma atitude honrada e desapegada, embasada pela idéia de “devolver” ao próximo a benção que foi recebida anteriormente.

Neste aspecto ela menciona algumas parcerias com empresas que tem identificado a possibilidade do “marketing de causa” quando suas ações convergem para apoiar iniciativas em prol de outras pessoas, e solidificam a identificação com o público.

Seja você pessoa física ou jurídica, a verdade é que todos podemos contribuir com o próximo, afinal, a demanda por ajuda é grande. Numa próxima oportunidade celebre e ajude: quem sabe você também perceba que mesmo fazendo o bem ao próximo, o maior beneficiado é você.

* artigo escrito por Rafael Ottaiano, fundador da Positiv Network.

** conteúdo em vídeo no canal do YouTube, inscreva-se!

*** receba os artigos em primeira mão e de fácil compartilhar, clicando aqui.

2 Respostas para “Já pensou em transformar presentes em doação?

  1. Exatamente,quantas coisas ganhamos e não usamos
    As vezes quando vamos a um aniversário e não sabemos que presente levar porque a pessoa tem tudo ou pode comprar o que quiser 💙
    Eu já faço isso já Algum tempo ,dispenso presentes e peço normalmente fraldas ou brinquedos temos muitas instituições com crianças e muitas comunidades carentes com muitas crianças.Pelo meus netos eu pude ver que os gastos com fraldas e muito alto,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *