Conheça os principais benefícios do esporte para crianças

Mariana Marins, CEO da Epona Sports - benefícios do esporte
Compartilhe esta notícia

A infância é marcada pela criação de hábitos e aprendizados, sendo um momento fundamental para o desenvolvimento humano, o que inclui a importância do conhecimento sobre os benefícios do esporte para crianças.

Por meio da prática de atividades físicas, é possível desenvolver inúmeras habilidades, como a socialização, capacidade motora e aprimoramento da cognição, por exemplo.

Além disso, ao adquirir o hábito de se manter em movimento, é possível evitar desde cedo a aparição de doenças e suas consequências, como a obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obstruções cardiovasculares. Dessa forma, os benefícios do esporte para crianças podem se estender por toda a sua vida.

Praticar um exercício físico possibilita que os pequenos cuidem de sua saúde física, aprendam a ser parte de um time e façam novos amigos, ou seja, todos processos fundamentais para o seu processo de crescimento.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas entre 5 e 17 anos precisam praticar atividades físicas (de moderadas a intensas) por pelo menos 60 minutos todos os dias. Uma ótima forma de atingir esse objetivo é dividindo os períodos de exercícios ao longo do dia. Assim, é possível realizar 30 minutos na parte da manhã e os outros 30 na parte da noite, por exemplo.

Atividades físicas ideais para crianças

É fundamental que uma criança seja exposta a estímulos divertidos, deixando-a livre para escolher o que mais lhe agrada. Dessa forma, há um aumenta da probabilidade de o pequeno verdadeiramente se interessar pela prática esportiva.

No entanto, indica-se que crianças e adolescentes realizem apenas atividades aeróbicas, como natação, futebol, danças, lutas, corridas, saltos e brincadeiras no geral.

No caso de crianças sedentárias, é importante que o esporte seja introduzido de forma gradual em sua rotina, sendo iniciado com um volume menor em relação à intensidade, frequência e duração.

Uma pesquisa feita pela Epona Sports em agosto de 2020, com 198 crianças entre 5 e 11 anos, identificou a seguinte preferência em relação à prática esportiva:

Pesquisa realizada pela Epona Sports com 198 crianças entre 5 e 11 anos sobre suas preferências esportivas

 

Pesquisa realizada pela Epona Sports com 198 crianças entre 5 e 11 anos sobre suas preferências esportivas

Benefícios do esporte para crianças

Compromisso

Praticar esportes coletivos ajuda na construção do senso de compromisso e de responsabilidade. Além disso, crianças que praticam algum tipo de atividade física são mais propensas a seguir regras, o que impacta diretamente suas relações interpessoais.

Interação social

O esporte é uma ótima maneira de introduzir crianças introvertidas e tímidas em ambientes coletivos. Dessa forma, ela são capazes de crescer envoltas a um grande senso de cooperação e coletividade.

Aprendizado e cognição

Crianças que contam com a prática esportiva em suas rotinas tendem a apresentar um melhor desempenho escolar. Isso porque acontece a indução ao desenvolvimento de novas conexões interneurais, e o aumento da produção de células do hipotálamo que essa prática proporciona.

Dessa forma, exercícios físicos também atuam na melhora da concentração, raciocínio lógico e memória. Além disso, por terem que realizar diversos movimentos simultâneos e tomar decisões rapidamente, crianças e adolescentes que se exercitam costumam apresentar um melhor desenvolvimento cognitivo no geral.

Integração com a sociedade e respeito às regras

Ao praticar atividades físicas, as crianças precisam aprender a trabalhar em equipe e a conviver com diferentes hábitos e costumes, aprendendo a dividir e a colaborar.

Por serem baseados em regras, os esportes também são capazes de evidenciar a importância delas serem seguidas. Assim, é possível notar uma melhora comportamental tanto em casa quanto na escola, por exemplo.

Formação óssea

Ao se manter em movimento, o organismo infantil consegue fixar o cálcio mais facilmente, pois esse processo previne diversas doenças que atingem os ossos, como a osteoporose.

Ademais, também há uma melhora no equilíbrio, postura, resiliência, motricidade e elasticidade.

Prevenção do sedentarismo e da obesidade

A obesidade infantil está diretamente relacionada à falta de gasto calórico e a uma rotina alimentar desregulada.

Ao manter o corpo em movimento, o metabolismo é acelerado. Isso possibilita uma queima mais rápida das calorias que foram consumidas ao longo do dia.

Com isso, o esporte é tido como um dos principais aliados do combate à obesidade entre crianças e adolescente.

Saúde mental

Um dos principais benefícios do esporte para crianças é a sua influência na saúde mental. A prática esportiva contribui diretamente para a diminuição de problemas psicológicos e sociais dos pequenos, como a agressividade, estresse, insônia, depressão e ansiedade, por exemplo.

Saúde física

A prática de atividades físicas auxilia o fortalecimento do tecido do coração e do sistema imunológico, além de facilitar a circulação sanguínea. Com isso, é possível prevenir futuras doenças respiratórias e cardíacas.

Isso também eleva a taxa de HDL (colesterol bom) no organismo, o que auxilia na prevenção e no combate a diabetes.

Ensine por meio do exemplo

A melhor forma de estimular qualquer tipo de hábito é por meio do exemplo. Assim, é muito importante que os pais pratiquem atividades físicas, a fim de evidenciar os benefícios do esporte para crianças.

Você pode acessar mais conteúdos sobre o assunto na Epona Sports. Por lá, você encontra os melhores eventos esportivos perto de você, além de ficar por dentro dos principais temas sobre saúde e prática esportiva.

Gostou deste artigo sobre benefícios do esporte para crianças? Deixe o seu comentário abaixo!

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*Artigo escrito por Mariana Marins, CEO e Cofundadora da Epona Sports e da Agência Codefica, além de escritora nas horas vagas. Com seu espírito empreendedor, acredita que é possível transformar vidas através da democratização da prática e do acesso ao esporte.

9 Respostas para “Conheça os principais benefícios do esporte para crianças

  1. Ótimo texto sobre o tema! Muitas vezes falamos apenas para adultos, mas estes precisam entender que são exemplos e espelhos pras crianças!

    Parabéns a autora!

  2. Amei o artigo. Conteúdo completo e bem explicativo. Eu realmente acho muito importante a prática de esportes começando na infância. Parabéns Mariana!!!

  3. Realmente quando se tem exemplo fica mais fácil. Meus pais sempre que podiam me levavam ao parque onde era possível me exercitar ao ar livre e essa é a modalidade que mais gosto hj em dia.

  4. O artigo é ótimo, mostra bem a importância da prática esportiva na infância e adolescência. Trabalho diretamente com crianças de 6 aos 13 anos em uma escolinha de futebol, incrível como 70 % deles gostam desse ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *