Tecnologia na educação: o impacto de alguns apps na vida acadêmica dos estudantes

Tecnologia na educação
Compartilhe esta notícia

O século XXI está sendo marcado por inúmeros progressos. Você já parou para fazer uma reflexão acerca de como seria a sua vida sem um aparelho celular? Ademais, e a forma que o buscador do Google te ajuda a encontrar o que você tanto procura? Esses avanços estão em todas as esferas. A tecnologia na educação também é uma realidade, pois centenas delas estão cada vez mais presentes na vida acadêmica das crianças.

De acordo com Augusto Cury, uma criança de sete anos de idade tem mais informação que o imperador romano tinha no auge de Roma. Isso só é possível por causa da internet, porque por intermédio dela nós temos acesso quase que ilimitado a inúmeros conteúdos. Dessa maneira, o conhecimento de uma pessoa na atualidade é bem diversificado, o que dá uma pequena dimensão de como a tecnologia na educação pode causar um enorme impacto na vida do seu filho.

Uma das explicações para a fala de Cury é a facilidade com que as crianças conseguem obter informações e dados nos dias de hoje. E tudo isso de forma acessível a todas as camadas da população, pois atualmente o conteúdo é democrático.

Até a década de 1990, as únicas formas de se conseguir informações em casa eram por meio de livros, revistas, enciclopédias e almanaques.

Tecnologia na educação: auxílio de plataformas digitais

Lembra da Barsa? Hoje o seu celular consegue ter mais informações do que 14 volumes de enciclopédias que eram comercializados pela Barsa. E o melhor: todas elas em tempo real.

Para pesquisar um vídeo de educação, procure no YouTube Edu, porque lá os conteúdos são filtrados, dessa forma você não será enganado por material falso ou errado.

Existem, também, iniciativas com conteúdo completo e nivelado, caso do Khan Academy. A iniciativa é de um empreendedor da educação chamado Salman Khan, que vem revolucionando e impactando mundialmente pessoas ao redor do mundo. Por intermédio de uma plataforma on-line e de um app que possui ambiente de gamificação, a criança aprende conteúdo de extrema qualidade e de forma gratuita em qualquer canto do planeta.

Aliás, outro importante exemplo é a existência de uma área no buscador do Google dedicada a artigos acadêmicos, chamada de Google Acadêmico. Caso você queira pesquisar sobre assuntos específicos, como, por exemplo, psicologia infantil, educação socioemocional, etc., essa ferramenta busca o que há de mais atual. A tecnologia na educação, portanto, veio para facilitar o aprendizado e a obtenção de conhecimento.

Além disso, outras tecnologias deixam as aulas mais atrativas e dinâmicas.

PhET Colorado

É uma plataforma de experimentos científicos digitais, ou seja, um simulador de experimento real e muito visual, que acaba facilitando a absorção do conhecimento.

Universe Sandbox

Simula os efeitos da gravidade nos objetos no universo, sistema solar, além de abordar outros assuntos da astronomia, dessa maneira, você pode ver as teorias complexas da física ao invés de simplesmente aceitá-las.

Simuladores de aviação

Os simuladores começaram como games, no entanto, os pilotos são treinados, em grande parte do curso de capacitação, com simuladores. Sendo assim, os softwares simulam situações do mundo real com muita precisão para os futuros pilotos.

Ademais, existem outras tecnologias, como Space Engine (simulador do espaço), Poly Bridge e apps educativos, como o Match, que engajam as crianças com enigmas.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *