Potências Negras Summit: evento gratuito traz debate e aulas on-line sobre desigualdade racial nas empresas

Potências Negras Summit
Closeup side view portrait of a black businesswoman in a meeting.
Compartilhe esta notícia

Os últimos acontecimentos e o cenário pandêmico escancararam a desigualdade, o preconceito e a violência, muitas vezes velados. Quando falamos em oportunidades para pessoas negras e brancas, o cenário brasileiro ainda é de um enorme abismo social. Dessa forma, no dia 30 de março, o Potências Negras Summit traz um dia completo de aulas e painéis para empoderar pessoas e provocar discussão proativa no mercado. Serão 10 horas de conteúdo totalmente sem custo para os participantes. A inscrição já pode ser feita no site do Potências Negras.

Entre os palestrantes convidados estão Lisiane Lemos, LinkedIn Top Voice; Vítor Martins, Especialista em Diversidade no NuBank; Arlane Gonçalves, Especialista em Diversidade e Inclusão e LinkedIn Top Voice; e Guilherme Peixoto, Superintendente de Licitações na B3.

A falta de representatividade nas empresas é, entre outros fatores, um dos motivos para tornar essa disparidade tão grande. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trabalhadores negros, mesmo quando possuem as mesmas competências, recebem salário até 31% menor do que brancos que ocupam o mesmo cargo.

Portanto, um dos objetivos do encontro virtual é mostrar que a diversidade nas empresas vai além de respeitar e aceitar as diferenças. “É fundamental entender que uma equipe diversa é mais rica, melhora os resultados da empresa e contribui para o sucesso empresarial. No evento, é importante e necessário que participantes e palestrantes fortaleçam a ideia de que todos, juntos pela educação que empodera, formaremos protagonistas e quebraremos a barreira da desigualdade de uma vez por todas”, destaca Victor Lambertucci, CEO da Escola Profissas, realizadora do Potências Negras Summit.

Atual cenário

Em 2020, diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro se acentuou. É o que mostram dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia.

Segundo o IBGE, nos três primeiros meses de pandemia, a taxa de desemprego entre os pretos aumentou em 2,6 pontos percentuais, e a dos pardos, 1,4. Já entre os brancos, a alta foi de apenas 0,6 pontos percentuais. A taxa de desemprego entre os pretos ficou em 17,8%, e entre os pardos, em 15,4%. Já a dos brancos ficou em 10,4%, 2,9 pontos percentuais abaixo da taxa geral do país, que ficou em 13,3%.

De acordo com pesquisas do Vagas.com, trabalhadores negros têm participação reduzida em cargos de média e alta gestão. O levantamento aponta que a maioria dos pretos e pardos ocupam posições operacionais (47,6%) e técnicas (11,4%), número superior aos relatados por brancos, indígenas e amarelos. Já a minoria entre negros diz ocupar cargos de diretoria e coordenação: apenas 0,7% têm cargos gerenciais, enquanto entre brancos, indígenas e amarelos, essa proporção é de 2%.

“É inegável que o racismo estrutural no Brasil precisa ser combatido. Para isso, é necessário conhecer a história, desde as suas bases até o topo, para compreender como isso se reflete na nossa sociedade e na construção da identidade de pessoas negras. Esperamos, com o evento, propor discussões propositivas sobre como formar potências negras e dar acesso a oportunidades reais a essas pessoas”, destaca Ana Minuto, idealizadora do evento e mulher negra, com 25 anos de carreira dedicadas à inclusão racial.

Informações e programação Potências Negras Summit

Data: 30/03/2021

Horário: 9h às 12h30 e 14h30 às 20h30

Link de transmissão: será enviado por e-mail ou WhatsApp, após a inscrição

Site oficial: www.potenciasnegras.com.br

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *