Motivação para estudar na pandemia: 11 dicas para pais e professores

Motivação para estudar
Compartilhe esta notícia

Estimular os filhos e os alunos a ter motivação para estudar já era uma preocupação de pais e professores. Mas com a pandemia e as aulas remotas, essa preocupação aumentou, afinal, inúmeras variáveis surgiram:

  • Ambiente para estudar;
  • Organização;
  • Rotina;
  • Distanciamento;
  • Medo da doença;
  • Preparação para o vestibular;
  • Controle das emoções e ansiedade.

Sem exceção, todas as pessoas precisaram passar por uma adaptação. Mas acontece que pais, estudantes e professores enfrentaram e enfrentam um gigantesco desafio: ressignificar a escola.

Como ajudar o seu filho a ter motivação para estudar?

Ajudar os filhos a ter motivação para estudar é uma das grandes preocupações dos pais e isso os deixa muito ansiosos. Pensamos, então, em dar 6 dicas de como os pais podem estimular os filhos, não só a tirarem boas notas, mas a valorizarem os estudos e as oportunidades que a escola dá:

  1. Seja parceiro do seu filho;
  2. Comunique-se diariamente com seu filho;
  3. Conheça os professores do seu filho;
  4. Abandone recompensa materiais;
  5. Seja você um exemplo de organização;
  6. Aprenda a lidar com vitórias e fracassos;

Seja parceiro do seu filho

Ou seja, estabeleça com ele algumas metas de estudo: organize o ambiente para que o estudo aconteça, administre com ele o tempo de dedicação aos estudos e concretize algumas ideias, como montar um mural bem visual de provas com datas e conteúdos.

Comunique-se diariamente com seu filho

Certifique-se de que está tudo bem ou não, e se ele precisa de algo a mais para estudar. Hoje em dia as escolas têm mecanismos de comunicação com os pais, como e-mail e WhatsApp, e grande parte da dinâmica das aulas pode ser conhecida por meio desses mecanismos.

Conheça os professores do seu filho

Entenda o que cada professor costuma exigir de material para as aulas e como cada aula funciona. Lembre-se de que seu filho pré-adolescente e adolescente ainda precisa de supervisão.

Abandone recompensa materiais

Priorize as recompensas mais simples e subjetivas, como parabenizá-lo pelas conquistas, incentivar o descanso, deixá-lo dormir um pouco mais no final de semana e convidá-lo para fazer um passeio curto.

Seja você um exemplo de organização

Na quarentena, seja um exemplo de disciplina e rotina para seu filho. Tome café da manhã com ele, vista uma roupa bacana, faça a higiene pessoal e inicie o dia com positividade. Portanto, não o deixe sozinho.

Aliás, neste período, aproveite para observar o rendimento do seu filho, a fim de estabelecer metas possíveis de serem alcançadas e reforçar o que precisa ser revisado.

Aprenda a lidar com as vitórias e fracassos

Potencialize as vitórias escolares de seu filho e trabalhe com muita tranquilidade os fracassos, mostrando que ele tem potencial e que você está presente nesse processo.

O que os professores podem fazer para que os alunos tenham motivação para estudar na pandemia?

O ensino a distância (EAD) já era uma realidade. No entanto, com a pandemia, essa foi a modalidade que garantiu que os estudantes continuassem a ter aula. Mas como os professores podem motivar seus alunos nessa modalidade? O que esses profissionais precisam saber para planejar aulas motivadoras?

Como torna a aula on-line mais interessante: 5 dicas para professores

Nesse formato de aula o professor precisa estimular a autonomia e a responsabilidade do aluno. No entanto, 5 recursos podem dar uma ajudinha nesse processo:

  1. Para cativar seu aluno, use novas mídias como plataformas, editores de vídeo (Yocult, iMovie, Inshot) videoconferências e ferramentas de design (Canva, Prezi e Wordwall);
  2. Aproxime o conteúdo das experiências de vida do estudante, para que ele realmente veja sentido no que está aprendendo;
  3. Mesmo distante do seu aluno, interaja e crie grupos de WhatsApp para rever conteúdos e também para que ele saiba que há um canal de comunicação com o professor;
  4. Deixe um pouco de lado a formalidade e convide seus alunos a apresentarem algumas aulas. Dessa forma você aproxima o estudante do planejamento e ele até passa a valorizar mais o professor;
  5. Em tempos de aulas remotas, reavalie a distribuição do seu planejamento na sua carga horária. Por exemplo: se a sua turma é concluinte do ensino médio e você está preocupado com o vestibular, nós entendemos, mas abra espaço para uma boa conversa, uma aula de atualidades, uma aula sobre música, um projeto de voluntariado, enfim, algo que diminua a tensão.

Como a terapia da Eurekka pode ajudar seu filho ou aluno a estudar melhor?

Como se sabe, a infância e, principalmente, a adolescência, podem ser períodos difíceis da vida. O desempenho escolar, muitas vezes, é um reflexo do estado emocional da criança ou adolescente.

Ou seja, dificuldades de concentração, desempenho ou até mesmo de disciplina podem significar que algo no emocional da criança ou adolescente está abalado. Essas dificuldades podem ser um grito por ajuda, uma sinalização de que algo está errado, portanto, não deixe de prestar atenção nisso.

Se esse for o caso, a terapia da Eurekka pode ajudar seu filho ou aluno a desvendar o que está acontecendo e guiá-lo por um caminho melhor. Os psicólogos e psiquiatras são treinados para compreender o emocional e a linguagem que essa pessoa pode estar apresentando.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *