Como ter disciplina nos estudos? Técnica infalível de Psicólogos

Disciplina nos estudos
Compartilhe esta notícia

Você pode organizar o seu ambiente, separar o material e até acordar motivado para estudar, mas se não tiver disciplina nos estudos, dificilmente vai aprender o que precisa. E sabemos que ter disciplina não é fácil – mas também não é impossível! 

Hoje vamos te mostrar como ter disciplina nos estudos, e em qualquer área que você quiser, por meio de uma técnica usada pelos psicólogos Eurekka: a lógica da marmita.

O que é lógica da marmita?

A lógica da marmita tem a ver com o princípio da repetição de hábitos. E, para isso, o jeito mais simples é deixar tudo pré-pronto. Dessa forma, a execução da tarefa se torna mais fácil e você não permite que a sua mente te sabote.

Vamos aos exemplos:

Sua rotina é agitada durante a semana, então, no final de semana, você prepara os alimentos principais das suas refeições (carnes, verduras, feijão) e os coloca em potes separados. Ou seja, você deixa tudo pronto para facilitar a sua alimentação e poupar tempo. Todos os dias, antes de dormir, você separa a porção que pretende comer, define os acompanhamentos e os deixa bem visíveis.

Afinal, você já sabe que, se não fizer isso, na hora do almoço e do jantar, você pedirá uma tele-entrega ou então improvisará um lanche em horários em que sua alimentação deve ser completa.


O que a lógica da marmita tem a ver com disciplina nos estudos?

Ninguém acorda todos os dias animado para estudar e a maioria das tarefas que cumprimos em nossa vida não está diretamente ligada ao prazer, mas ao hábito e à consciência de que estamos fazendo a coisa certa.

É nas horas de desânimo e cansaço que a nossa mente cria centenas de desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Por isso, deixar tudo pronto e organizado (como na hora de montar uma marmita) pode te salvar da procrastinação.

5 motivos para usar a lógica da marmita nos estudos

Facilidade para realizar as tarefas

É consenso entre pais, jovens e professores que muitos estudantes desanimam na hora de estudar, porque o volume de tarefas é muito grande e geralmente não sabem por onde começar. 

A sugestão dos psicólogos da Eurekka é que você divida a sua rotina semanal e diária e deixe pré-prontos os passos que você terá que seguir para resolvê-las.

Para a semana, deixe alguns passos prontos relacionados a provas, entrega de trabalhos, compra de materiais e revisão para simulados. E, diariamente, antes de dormir, deixe as suas aulas da manhã seguinte engatilhadas (o resumo de História fica dentro do caderno da disciplina, a foto que o professor pediu fica em cima da sua mesa e a sua mesa fica organizada).

Diminuição da preocupação

Você pode até dizer que deita a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo mesmo nem sabendo que matérias você tem no outro dia. Mas a isso damos o nome de desorganização e irresponsabilidade. Afinal, quando o pavor bater, você tentará achar culpados, não é mesmo?

Então, se você deixa a marmita dos estudos pré-pronta, a preocupação diminui e você aproveita muito mais os estudos.

Autocuidado

Quando se fala em autocuidado, não nos referimos apenas a cortar cabelo e escovar os dentes, mas, principalmente, à regulação do que nos rodeia: local do estudo, alimentação, materiais ao alcance da mão e segurança. Isso mesmo! Uma pessoa que divide as suas tarefas em micropassos e as deixa pré-prontas e visíveis, é, comprovadamente, muito mais tranquila, com níveis baixíssimos de ansiedade.

Compromisso

Mesmo nos piores dias, você se comprometerá com as tarefas da escola. Afinal, quando você deixa tudo mais ou menos pronto, a tarefa fica mais fácil. Imagine se você deita muito bem à noite, mas acorda indisposto e com dor de cabeça. Caso você tenha deixado sua vida escolar engatilhada para aquele dia, tudo ficará mais fácil. Você pode até faltar à aula, mas manda o tema de História pelo colega, seu vizinho.

Hábito e produtividade

Não há dúvidas de que esses dois elementos formam uma dupla imbatível e são a base da lógica da marmita. Isso porque é através da repetição que os passos necessários para você estudar virarão hábito. E se você se habitua a organizar a sua vida escolar, sua produtividade aumenta!

Disciplina nos estudos é um sistema de compromissos e micropassos

Você não precisa iniciar a sua marmita com todos os seus compromissos escolares. Por isso, escolha apenas alguns hábitos que você queira facilitar para aplicar a técnica – de preferência aqueles que realmente estão carentes de organização.

Quando você usa a lógica da marmita para potencializar a disciplina nos estudos, você cria um sistema em torno dos seus compromissos. Ou seja, a sua rotina de hábitos pela repetição se fortalece, você fica mais produtivo e, consequentemente, fica mais satisfeito e orgulhoso de si mesmo.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *