Educação

Como ter disciplina nos estudos? Técnica infalível de Psicólogos

Como ter disciplina nos estudos? Técnica infalível de Psicólogos Como ter disciplina nos estudos? Técnica infalível de Psicólogos Como ter disciplina nos estudos? Técnica infalível de Psicólogos Como ter disciplina nos estudos? Técnica infalível de Psicólogos
Disciplina nos estudos

Você pode organizar o seu ambiente, separar o material e até acordar motivado para estudar, mas se não tiver disciplina nos estudos, dificilmente vai aprender o que precisa. E sabemos que ter disciplina não é fácil – mas também não é impossível! 

Hoje vamos te mostrar como ter disciplina nos estudos, e em qualquer área que você quiser, por meio de uma técnica usada pelos psicólogos Eurekka: a lógica da marmita.

O que é lógica da marmita?

A lógica da marmita tem a ver com o princípio da repetição de hábitos. E, para isso, o jeito mais simples é deixar tudo pré-pronto. Dessa forma, a execução da tarefa se torna mais fácil e você não permite que a sua mente te sabote.

Vamos aos exemplos:

Sua rotina é agitada durante a semana, então, no final de semana, você prepara os alimentos principais das suas refeições (carnes, verduras, feijão) e os coloca em potes separados. Ou seja, você deixa tudo pronto para facilitar a sua alimentação e poupar tempo. Todos os dias, antes de dormir, você separa a porção que pretende comer, define os acompanhamentos e os deixa bem visíveis.

Afinal, você já sabe que, se não fizer isso, na hora do almoço e do jantar, você pedirá uma tele-entrega ou então improvisará um lanche em horários em que sua alimentação deve ser completa.


O que a lógica da marmita tem a ver com disciplina nos estudos?

Ninguém acorda todos os dias animado para estudar e a maioria das tarefas que cumprimos em nossa vida não está diretamente ligada ao prazer, mas ao hábito e à consciência de que estamos fazendo a coisa certa.

É nas horas de desânimo e cansaço que a nossa mente cria centenas de desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Por isso, deixar tudo pronto e organizado (como na hora de montar uma marmita) pode te salvar da procrastinação.

5 motivos para usar a lógica da marmita nos estudos

Facilidade para realizar as tarefas

É consenso entre pais, jovens e professores que muitos estudantes desanimam na hora de estudar, porque o volume de tarefas é muito grande e geralmente não sabem por onde começar. 

A sugestão dos psicólogos da Eurekka é que você divida a sua rotina semanal e diária e deixe pré-prontos os passos que você terá que seguir para resolvê-las.

Para a semana, deixe alguns passos prontos relacionados a provas, entrega de trabalhos, compra de materiais e revisão para simulados. E, diariamente, antes de dormir, deixe as suas aulas da manhã seguinte engatilhadas (o resumo de História fica dentro do caderno da disciplina, a foto que o professor pediu fica em cima da sua mesa e a sua mesa fica organizada).

Diminuição da preocupação

Você pode até dizer que deita a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo mesmo nem sabendo que matérias você tem no outro dia. Mas a isso damos o nome de desorganização e irresponsabilidade. Afinal, quando o pavor bater, você tentará achar culpados, não é mesmo?

Então, se você deixa a marmita dos estudos pré-pronta, a preocupação diminui e você aproveita muito mais os estudos.

Autocuidado

Quando se fala em autocuidado, não nos referimos apenas a cortar cabelo e escovar os dentes, mas, principalmente, à regulação do que nos rodeia: local do estudo, alimentação, materiais ao alcance da mão e segurança. Isso mesmo! Uma pessoa que divide as suas tarefas em micropassos e as deixa pré-prontas e visíveis, é, comprovadamente, muito mais tranquila, com níveis baixíssimos de ansiedade.

Compromisso

Mesmo nos piores dias, você se comprometerá com as tarefas da escola. Afinal, quando você deixa tudo mais ou menos pronto, a tarefa fica mais fácil. Imagine se você deita muito bem à noite, mas acorda indisposto e com dor de cabeça. Caso você tenha deixado sua vida escolar engatilhada para aquele dia, tudo ficará mais fácil. Você pode até faltar à aula, mas manda o tema de História pelo colega, seu vizinho.

Hábito e produtividade

Não há dúvidas de que esses dois elementos formam uma dupla imbatível e são a base da lógica da marmita. Isso porque é através da repetição que os passos necessários para você estudar virarão hábito. E se você se habitua a organizar a sua vida escolar, sua produtividade aumenta!

Disciplina nos estudos é um sistema de compromissos e micropassos

Você não precisa iniciar a sua marmita com todos os seus compromissos escolares. Por isso, escolha apenas alguns hábitos que você queira facilitar para aplicar a técnica – de preferência aqueles que realmente estão carentes de organização.

Quando você usa a lógica da marmita para potencializar a disciplina nos estudos, você cria um sistema em torno dos seus compromissos. Ou seja, a sua rotina de hábitos pela repetição se fortalece, você fica mais produtivo e, consequentemente, fica mais satisfeito e orgulhoso de si mesmo.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.