Dicas para ajudar na alfabetização das crianças durante a pandemia

Alfabetização das crianças
Compartilhe esta notícia

A alfabetização das crianças é um dos períodos mais desafiadores. Durante a pandemia, os pais tiveram que participar mais ativamente dessa importante etapa. A educadora Lucila Sarteschi explica que uma das maiores dificuldades está relacionada à escrita – tanto no desenvolvimento motor quanto a passagem da letra bastão para a letra cursiva.

Sarteschi, no entanto, ressalta que a parceria entre a escola e a família pode gerar frutos positivos. Mas, para isso, a educadora separou algumas dicas de atividades e brincadeiras que ajudam na alfabetização das crianças.

Peça ajuda na lista de compras

No que diz respeito à alfabetização dentro de um formato remoto, os pais podem convidar os filhos a escreverem listas de compras, lugares a serem explorados, roupas, entre outros. Listas estimulam as crianças a organizarem seu pensamento e fazem parte do “escrever com sentido”.

Bilhetes pela casa

A escrita de bilhetes e convites também é uma excelente ferramenta, pois os textos são curtos, de fácil compreensão e cumprem um papel social. Por meio deles, pais e filhos podem estreitar laços de confiança e segurança, tão importantes neste momento. Além disso, essa brincadeira também pode ajudar com que as crianças elaborem os sentimentos e os comuniquem.

Cultivar a leitura

A parceira dos pais também é importante com a leitura de diferentes gêneros textuais: crônicas, poesias, gibis, contos. Dessa forma, eles estimulam e demonstram a importância dessa habilidade às crianças. Isso porque não é apenas uma questão educacional, mas também pois pode ser um hábito divertido e prazeroso.

A educadora, entretanto, tranquiliza os pais sobre as possíveis lacunas por falta de contato. “Algumas conquistas educacionais exigem tempo, observação, treino, persistência e contato físico, por exemplo. Aprender a posicionar o lápis na pauta e realizar movimentos corretos e precisos. Mas essa questão será possível recuperar nos anos seguintes de escolaridade, além de outras relacionadas à gramática e ortografia”, finaliza Sarteschi.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *