Conheça alguns benefícios que a mentoria traz para a sua carreira

Benefícios da mentoria
Compartilhe esta notícia

A mentoria é quando você tem alguém mais experiente ajudando outra pessoa que não tem tanta bagagem a evoluir ou atingir um determinado objetivo. Dessa forma, os benefícios da mentoria a tornam uma poderosa ferramenta, que pode ser muito útil na construção da carreira de qualquer profissional.

Imagine que a ideia é montar um negócio, por exemplo. Se esse empreendedor contar com a ajuda de um mentor, certamente ele vai conseguir encontrar o “pulo do gato” daquela atividade mais rápido. Diferentemente se ele estivesse sozinho nessa nova caminhada.

Outro ponto interessante é que você pode ter um lucro, ou uma economia maior, com a ajuda de um especialista. Basta parar para pensar: ora, se você atingir determinado objetivo de uma forma mais rápida, obviamente o teu lucro será maior.

No caso de vendas na internet. Ter a ajuda de quem exerce essa atividade há anos dá a você a chance de gastar menos energia para chegar mais rápido ao resultado esperado. Essa ajuda aumenta a sua chance de êxito de forma exponencial.

A mentoria também permite ao profissional ser mais assertivo. E o que isso quer dizer? A resposta é que você vai deixar de fazer o que não te dá retorno. Um mentor de marketing digital, por exemplo, vê pessoas comumente gastando muito tempo e produzindo muito conteúdo sem conexão com suas atividades, ou exagerando na quantidade de postagens com intuito de alcançar engajamento do público.

Apesar de ser importante, é preciso que seja dosado entre a tarefa de vender e oferecer produto. Portanto, com a mentoria, certamente o mentorado vai aprender caminhos e soluções para que essa jornada seja mais assertiva

O mentor consegue ver o problema ou objetivo por outra perspectiva. Se você vai ter a ajuda de um mentor, de alguém mais experiente, é muito provável que ele te dê uma outra versão do mesmo ponto que você está olhando. Mas de forma mais ampla, de uma perspectiva de alguém mais experiente.

Todo esse processo, portanto, vai permitir que você tenha mais clareza sobre o estado atual e aquele que se deseja alcançar. Isso porque o mentor vai olhar o seu negócio ou a sua carreira e ninguém melhor do que ele para te mostrar a realidade desses dois cenários. Além disso, ele aponta o que precisa ser atingido e trabalhado, em termos de planejamento ou ações, para conquistar o ponto almejado.

Uma rede de contatos mais ampla também é um dos importantes benefícios da mentoria. Imagine que você tem uma empresa, precisa buscar investimento e o seu mentor já está avançado nessa etapa. Ele já sabe qual é o “caminho das pedras”, porque ele tem acesso a pessoas que atuam diretamente nesse setor e que podem abrir portas.

São inúmeros os benefícios que a mentoria traz para o seu dia a dia. Eles podem ser aplicados na sua rotina diária, no seu negócio, na sua carreira, nos estudos, pois eles proporcionarão resultados mais rápidos.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

*artigo escrito por Claudio Brito, mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela FECAP-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *